Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 04 de Abril de 2010 às 10:08

    Imprimir



Presidente do DEM, Oscar Ribeiro, diz que a agremiação tem pelo menos oito nomes para indicar ao cargo de vice
SONIA FIORI
Da Reportagem

A direção estadual do DEM decidiu que a escolha do vice, na chapa majoritária liderada pelo ex-prefeito, Wilson Santos (PSDB), só ocorrerá após anúncio da composição oficial da chapa dos adversários políticos: governador Silval Barbosa e o empresário Mauro Mendes (PSB). A estratégia visa dar suporte suficiente para o projeto tucano através da escolha de um vice-governador com peso político suficiente para “brigar” pelo voto dos eleitores, em pé de igualdade, em setores de destaque no Estado – como o do agronegócio.

Ao analisar criteriosamente a elaboração das chapas dos adversários, o DEM buscará indicar o nome de um vice com capacidade de cooptar votos nas regiões ou segmentos onde a disputa poderá ficar mais acirrada. Observador da movimentação política, o presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro está no centro dos trabalhos. Ele e o principal líder do partido, senador Jayme Campos, estão no comando da tática eleitoral.

Com os olhos voltados para o campo adversário, já fazem estudos sobre como poderá ser o desempenho de líderes democratas do interior de Mato Grosso. Uma atenção especial do partido tem sido para representantes da sigla de municípios do interior que possuem forte ligação com o setor do agronegócio. O viés eleitoral tentará também rebater a força do ex-governador Blairo Maggi (PR), candidato ao Senado – considerado a maior referência da área. Maggi valida a candidatura de Silval Barbosa. Com a escolha de um vice com esse perfil o DEM e o PSDB esperam minar o terreno do adversário - além de assegurar a receptividade do eleitor no setor do agronegócio.

A direção estadual do DEM já deu início a consulta às bases para averiguação dos principais nomes para o espaço de vice na chapa encabeçada pelo ex-gestor tucano da Capital. Mas Oscar Ribeiro garante que o partido só se pronunciará sobre o “escolhido” depois de verificar as condições dos “vices” de Silval e de Mauro Mendes – que são considerados os principais adversários de Wilson no atual quadro político.

“É importante que se saiba de onde vem esses vices nas chapas dos concorrentes. É preciso saber qual a função dos concorrentes”, ponderou o dirigente partidário. O presidente estadual do DEM assegura que a lista de nomes do partido para ocupar a função de vice-governador é integrada por oito representantes, entre eles o ex-prefeito Érico Piana e o senador Gilberto Goellner.

O prefeito de alto Araguaia, Roland Trentini (DEM), chegou a ser analisado pela legenda para ocupar o posto. Mas diante de sua declarada simpatia pelo projeto político de Blairo Maggi ele foi excluído pelo DEM. Apesar das investidas de Maggi para assegurar uma aproximação com o DEM, Oscar Ribeiro e Jayme Campos minimizam as chances ao lembrar que o DEM mantém a aliança com o PSDB de vencer o embate eleitoral nas eleições de 2010.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137340/visualizar/