Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 29 de Julho de 2013 às 23:44
Por: Vanessa Alves

    Imprimir


O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou o projeto de licenciamento ambiental para implantação de um frigorífico de processamento de peixe no município de Comodoro (639 km de Cuiabá). O projeto foi considerado de pequeno impacto ambiental por estar localizado em zona de enfraquecimento da Terra Indígena Nambikwara. 



 
O frigorífico terá a capacidade para processar cerca de 1500 kg de pescado por turno de trabalho. O investimento de quase R$ 800 mil foi disponibilizado pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste Rural (FCO) na linha de Financiamento de Apoio ao Desenvolvimento da Aqüicultura. A empresa usará técnicas e equipamentos modernos para o tratamento dos resíduos, para o inicio, terá liberação para comercialização de pescado em todo o Estado de Mato Grosso. 


 
De acordo com os responsáveis pelo frigorífico, a importância da regularização por parte dos piscicultores é necessária para os inícios dos trabalhos, pois a produção de pescado informal não poderá ser processada na agroindústria. O projeto foi aprovado reunião ordinária realizada no Plenário da OAB em Cuiabá na última quinta-feira (25). 


 
De acordo com a assessoria, a reunião foi necessária para a aprovação do empreendimento pelo Consema, por se tratar de empresa agroindustrial e de meio ambiente. O conselho é formado por órgãos e instituição representativas do poder público, como a Secretária de desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Ministério Público Estadual e entidades da sociedade civil organizada, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (FETAGRI), e entidades ambientalistas não governamentais. 


 
O engenheiro florestal, Robervane Oliveira, defensor do projeto durante a reunião e um dos sócios do empreendimento, destaca que o frigorífico é uma grande oportunidade de desenvolvimento social e econômico que está se fixando na região Oeste de Mato Grosso, e tem condições de atender uma demanda de produção e de consumo num raio de 500 km da agroindústria, abrangendo 53 municípios de Mato Grosso e 39 cidades do estado de Rondônia. 


 
Para o empresário e piscicultor em Comodoro, Alceu Neves, uma grande barreira foi superada. "O mundo vive uma preocupação muito grande em relação às atividades econômicas e sua relação com o meio ambiente, resíduos gerados entre outras coisas, a aprovação do nosso projeto, por representantes de todos estes órgãos nos dá a clara certeza de que estamos no caminho certo e com muita perseverança atingiremos nossos objetivos que é colocar a planta em funcionamento" concluiu. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13742/visualizar/