Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 31 de Março de 2010 às 12:01
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


O governador Blairo Maggi declarou em Rondonópolis (212km ao Sul de Cuiabá), em sua última viagem oficial, segunda-feira (29.03), que não é de prometer as coisas, mas de executá-las e que fez por Mato Grosso aquilo que teve condições de fazer nestes sete anos e três meses. Ele entrega a administração do governador Silval Barbosa, nesta manhã de quarta-feira (31.03), com aprovação de 92% do seu governo.

Como chefe do Executivo estadual, Maggi priorizou em primeiro lugar aos servidores públicos do Estado determinando o pagamento do salário em dia, inclusive com a instituição de um Calendário de Pagamento, porque como ele sempre gostou de ressaltar são eles que estão na ponta do trabalho de administrar. Numa negociação da política salarial concedeu 10,48% de reajuste a algumas carreiras, que começa a valer a partir do salário do próximo mês de maio.

Em toda a história de Mato Grosso, nenhum governo estadual promoveu tantas ações em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Conforme Maggi, por esse motivo ingressou na política, em 2002, por acreditar que podia fazer um governo diferente e mostrar aos mato-grossenses que um Estado rico e promissor tem condições de oferecer além dos serviços básicos.

Por meio do Mutirão da Cidadania, realizado pelas Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), neste governo muitas pessoas saíram do anonimato, como se nascessem novamente. A ação levou diversos serviços sociais às comunidades mais pobres dos 141 municípios mato-grossenses: de confecção da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), CPF, a Carteira de Trabalho;

Com os documentos em mãos, as pessoas atendidas puderam se cadastrar junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) que, neste mês de março de 2010, ganhou novo endereço num espaço mais amplo e com a descentralização de quaisquer serviços procurados, geralmente, pelos desempregados, a exemplo do processo de entrada do Seguro Desemprego ou da retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O órgão traz ainda a novidade da assistência de um profissional de Psicologia e um da área de Assistência Social.

Maggi superou as próprias expectativas e entregou um total de 62 mil casas populares nesse período à frente do Governo, reduzindo consideravelmente o déficit de moradia no Estado e garantindo a casa própria para milhares de pais de família e trabalhadores. Em todo o processo, além das parcerias de sucesso com a União e Prefeituras Municipais, participaram a Setecs e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Todos os 141 municípios foram contemplados com residenciais nas diversas modalidades do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

As parcerias nesse Governo não pararam por aí. Apostando na sua forma diferente de governar, logo no início do primeiro mandato, Blairo Maggi lançou a modalidade de Parceria Público Privada (PPPs). Graças à ousadia deste governador, prefeitos e produtores rurais de todo o Mato Grosso contribuíram para a pavimentação de importantes rodovias de escoamento. Maggi encerra sua atuação com 4.600 quilômetros de rodovias asfaltadas, 2.700 quilômetros construídos durante estes dois mandatos.

De 2003 ao início deste ano, o Estado realizou centenas de obras de infraestrutura para asfaltamento, construção de pontes e canalização de córregos, ou seja, por melhores condições de vida e mais saúde. O ano de 2010 começou com o lançamento do ‘Programa Mato Grosso 100% Equipado’, com a cessão de máquinas pesadas (patrols, pás-carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões) por meio de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) no valor de R$ 241 milhões que juntos aos investimentos para aquisição de ônibus escolares somam R$ 250 milhões em investimentos.

O Estado de Mato Grosso avançou muito com Blairo Maggi. Na Educação, foram construídas em torno de 140 novas escolas e reformadas 145. Segundo o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, 95% são escolas novas e reformas, 85% das escolas foram contempladas e ainda 100% de internet.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137525/visualizar/