Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 30 de Março de 2010 às 13:10
Por: André Carvalho

    Imprimir


“De 2003 até hoje, foram investidos mais de R$ 190 bilhões na execução das ações na área social”. Com essas palavras, um histórico resumido dos investimentos sociais no governo Lula, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, se dirigiu aos participantes da abertura do XII Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), na noite desta segunda-feira (29/3), em Natal (RN).

Durante a solenidade, o ministro fez um breve relato sobre a condução das políticas públicas sociais nesses oito anos de governo. Ele lembrou que os R$ 190 bilhões investidos até agora foram importantes para que o Brasil passasse, sem tantas turbulências, pela crise econômica global. “Investir nos mais pobres foi um decisão acertada para superar a crise”, enfatizou.   

Numa cerimônia marcada, sobretudo, pela emoção, Patrus Ananias foi homenageado com  um vídeo em que secretários, servidores, colaboradores e parceiros do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o saudaram pelo seu trabalho na condução da Pasta. Visivelmente comovido, o ministro lembrou a luta pela redemocratização do Brasil. “Faço parte de uma geração vitoriosa, que combateu a ditadura e que agora começa a colher os frutos de uma nação mais socialmente justa”, disse ele a um público estimado em mais de 1.700 pessoas. E o ministro  fez questão de dividir a homenagem: “A cada um dos servidores do MDS e aos gestores e gestoras municipais, minha mais profunda gratidão por todos os momentos”. 

Capacitação - Neste primeiro dia do encontro – que prossegue até quarta-feira (31) – foi assinado um termo de cooperação entre o MDS, o Ministério da Justiça  e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para capacitar profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) no enfrentamento da violência contra a mulher. Serão oferecidas mais de 8.200 vagas aos trabalhadores com graduação em nível superior,  entre eles,  advogados, psicólogos e assistentes sociais. A previsão é de que as aulas comecem no mês de junho.     

Mudança – “Que este seja o encontro da pluralidade, onde representantes de cidades pequenas, médias ou grandes, homens ou mulheres tenham oportunidade de expressão”, desejou o  presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Marcelo Garcia, que está à frente do órgão desde 2004 e que se despede da função na quarta-feira (último dia do encontro). 

Garcia foi homenageado pela secretária estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Tânia Garib, que lembrou a personalidade agregadora do presidente. Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN) disse que um dos desafios da gestão de Garcia foi fazer avançar nos Municípios o ideal da igualdade social.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura do XII Encontro Nacional do Congemas, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire; o coordenador da área de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Ricardo Lins; o  secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte, José Saraiva;  a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal, Carla Barreto;  a  presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte,  Rilde Campos; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Natal, Maria Silva; presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte,  Marisa Rodrigues; o deputado federal (PSDB/CE) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Raimundo Gomes; além de secretários e dirigentes do Ministério do Desenvolvimento Social.

Para outras informações sobre o XII Encontro Nacional do Congemas acesse http://www.congemas.org.br .






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137669/visualizar/