Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 30 de Março de 2010 às 03:30
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Silval Barbosa (PMDB) fechou nesta segunda, a dois dias da posse, o último nome que estava pendente de todo seu secretariado. O blog apurou com exclusividade que, para a Casa Militar, o escolhido é o coronel PM Antônio Roberto Monteiro de Moraes, hoje secretário-adjunto de Segurança Pública. Silval disse "não" ao movimento da turma da botina, liderado pelos secretários e militares Alexander Maia (Casa Militar) e Eumar Novacki (Casa Civil), que defendiam o remanejamento do comandante-geral da PM Campos Filho para o primeiro escalão.

O pemedebista que assume o Paiaguás nesta quarta (31) no lugar de Blairo Maggi e será candidato à sucessão estadual entendeu que Campos Filho, embora seja bem articulado, enfrenta resistência da própria corporação e, para evitar novos conflitos, optou por exonerá-lo da cúpula. No comando-geral da PM assume o também coronel Osmar Lino Farias. Campos Filho, por sua vez, deve ir para a reserva.

A velha guarda do PMDB também pressionou para emplacar o advogado Clóvis Cardoso da secretaria de Desenvolvimento Rural. Só conseguiu o cargo de adjunto de Agricultura Familiar para Clóvis, que já foi superintendente do Incra-MT. O posto de titular fica com Jilson Francisco, que responde pela Agricultura Familiar e entrará no lugar de Neldo Egon, pré-candidato a deputado estadual pelo PR.

Ao todo são 23 secretários. O PP conduzirá duas pastas, a de Ciência e Tecnologia, com Ilma Grisoste Barbosa, que já atuou como adjunta e agora, dois anos depois, retorna como titular, e a de Desenvolvimento Rural, com Vanice Marques, irmã do deputado Airton Rondina, o Português. A área social fica sob a futura primeira-dama Roseli Barbosa (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), enquanto Flávia Nogueira continua na pasta de Apoio às Políticas Educacionais, assim como Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Vilceu Marchetti (Infraestrutura), Dorgival Veras (Procuradoria-Geral do Estado), Vicente Falcão (Políticas Ambientais e Fundiárias), Geraldo de Vitto (Administração), Osmar de Carvalho (Comunicação) e Arnaldo dos Santos (Planejamento).

Entre os novatos está o médico Kamil Fares, que assume a Saúde. O adjunto Laércio de Arruda conduzirá o Esporte e Lazer e, Oscemário Daltro, a Cultura. Na pasta de Projetos Estratégicos entra o adjunto Reinaldo Loft. O secretário Éder de Moraes deixa a Fazenda e assume a Casa Civil; Maia sai da Casa Militar e passa a conduzir o Meio Ambiente, enquanto Edmilson José dos Santos, hoje adjunto, vira titular da Sefaz. A adjunta Rosa Neide, indicada pelo PT, está confirmada no comando da Educação, maior pasta da estrutura da máquina detentora de um orçamento global de R$ 8,8 bilhões.


Como fica o secretariado do governo Silval

Justiça e Segurança Pública - Diógenes Curado
Casa Civil - Eder de Moraes
Casa Militar - Antonio Roberto Monteiro de Moraes
Planejamento - Arnaldo de Souza
Fazenda - Edmilson dos Santos
Auditoria-Geral - José Botelho
Saúde - Kamil Fares
Desenvolvimento Rural - Jilson Francisco
Indústria, Comércio, Minas e Energia - Pedro Nadaf
Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social - Roseli Barbosa
Desenvolvimento do Turismo - Vanice Marques
Infraestrutura - Vilceu Marchetti
Educação - Rosa Neide
Administração - Geraldo de Vitto
Comunicação Social - Oscar de Carvalho
Procurador-Geral do Estado - Dorgival Veras de Carvalho
Meio Ambiente - Alexander Maia
Esporte e Lazer - Laércio de Arruda
Cultura - Oscemário Daltro
Ciência e Tecnologia - Ilma Grisoste
Projetos Estratégicos - Reinaldo Loft
Apoio às Políticas Educacionais - Flávia Nogueira
Políticas Ambientais e Fundiárias - Vicente Falcão





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137743/visualizar/