Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 28 de Março de 2010 às 07:35
Por: Mariane de Oliveira

    Imprimir


Recentes escândalos envolvendo o Poder Judiciário de Mato Grosso ressuscitaram as denúncias do juiz Leopoldino Marques do Amaral, assassinado no Paraguai em setembro de 1999, depois de apontar esquemas de corrupção no Tribunal de Justiça.

Circula na internet, entre advogados, formadores de opinião, servidores do Judiciário e população cópia de uma carta escrita pelo juiz, que foi enviada à CPI do Judiciário dois meses antes de seu assassinato. No documento, denúncias de nepotismo, contratação de esposas e filhos como funcionários fantasmas, desvio de recursos públicos, fraude em concurso para o cargo de juiz, venda de sentenças, manobras para beneficiar parentes com incorporação de salários indevidos, aposentadoria de funcionários-parentes que ocupavam cargo em comissão e até troca de cargos por favores sexuais.

Na época, Leopoldino era investigado pela Corregedoria-geral de Justiça, por ter sacado cerca de R$ 1 milhão de contas judiciais, nas quais as partes depositam dinheiro por ordem do juiz, até que decida o litígio. Atos praticados pelo juiz vieram à tona com o depoimento prestado ao procurador da República Pedro Taques, por Benedito Lemes da Silva Neto, no dia 25 de junho de 1999.

Benedito disse que procurou a Polícia Federal para denunciar ameaças de morte que vinha recebendo, com avisos para não contar o que sabia.

Ele era namorado de Elielze Marques do Amaral, irmã de Leopoldino, e irmão de Márcia Conceição Campos, que trabalhava no gabinete do juiz há 12 anos, em cargo de confiança. O estudante trabalhava com a irmã, levando documentos para o juiz assinar, e devolvendo os mesmos a ela. Nessa condição, ele diz ter levado blocos de alvará em branco, que Leopoldino assinava e devolvia para Márcia.

Conforme a denúncia, em casa, a funcionária preenchia os alvarás, todos em nome de Márcia Conceição Campos, e depois seguia para o banco, para sacar o dinheiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137965/visualizar/