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Meio Ambiente
Quarta - 24 de Março de 2010 às 22:45
Por: Sabrina Gahyva

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A América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela construção da ferrovia que liga os municípios de Alto Araguaia a Rondonópolis, no Mato Grosso, recebeu do IBAMA a Licença de Instalação (LI) e a Autorização de Supressão Vegetal (ASV) do segmento 2, relativa à segunda etapa da obra. A autorização permite o avanço de cerca de 165 quilômetros no traçado, de um total de 251 km. As informações são da assessoria.

Conforme o gerente de Meio Ambiente da ALL, Durval Nascimento Neto, a autorização do IBAMA permite a continuidade das obras dentro do cronograma acordado com o Governo Federal. “É um grande passo para as nossas obras, pois quando a ferrovia chegar nesta etapa já estaremos com todas as autorizações concedidas e não vamos precisar paralisar os trabalhos. Isso também permite entregar o trecho no tempo determinado”, afirmou.

Metas ambientais

Além do empenho para cumprir com todas as metas estipuladas junto ao Governo Federal, a ALL prima, principalmente, pela preservação ambiental da região em que se constrói a ferrovia. Dentre as ações, está o desenvolvimento de Galerias Ecológicas, que são estruturas de concreto armado, que permitem a passagem dos animais que vivem na região e o livre escoamento das águas, sem qualquer interferência em seu curso natural.

A ALL também executou a prospecção arqueológica ao longo do traçado onde será construída a ferrovia para garantir a preservação do patrimônio histórico do Mato Grosso e já recebeu o sinal positivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional (IPHAN).

A ALL também prioriza em suas obras a preservação dos remanescentes florestais e áreas de preservação, sendo que toda á área que será suprimida vai ser 100 % compensada com aquisição de novas áreas de proteção ou com o replantio de espécies nativas na faixa de domínio da própria ferrovia. Nesse caso, será feita nas áreas de supressão vegetal a coleta de sementes para fomentar o desenvolvimento de mudas, que serão encaminhados para os viveiros das prefeituras da redondeza.

“Com ações como essas vamos proporcionar o equilíbrio harmônico entre a tecnologia e o meio ambiente”, concluiu Renata Twardowsky Ramalho, bióloga e coordenadora do projeto.

Perfil ALL

Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 700 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.






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