O adversário era o até então lanterna do Campeonato Paulista, o fraco Rio Branco. Mas nem assim o Palmeiras conseguiu sair de campo com a vitória. Após o empate por 2 a 2, na noite desta quarta-feira, na Fonte Luminosa, em Araraquara, o Verdão, que sofreu com o "apagão" no estádio antes do jogo e com a atuação do seu time durante a partida, viu diminuir mais ainda a sua chance de se classificar para as semifinais da competição.
Depois de sair na frente com um gol de Diego Souza, o Palmeiras sofreu dois golpes em três minutos, ainda no primeiro tempo - Alex Terra e Romarinho marcaram. Houve tempo para fechar a primeira etapa com o 2 a 2, com Ewerthon. E oportunidade para o Alviverde terminar com a vitória nos 45 minutos finais. Mas faltou pontaria.
Com o resultado, o Palmeiras se mantém com 23 pontos, na décima posição. A equipe está cinco pontos atrás da Portuguesa, que venceu o Mirassol (1 a 0) e assumiu a quarta posição do torneio. Faltam três rodadas para a fase de classificação terminar.
Na próxima rodada, o Palmeiras pegará o Mirassol, sábado, no Palestra Itália. Já o Rio Branco, que com o empate pulou da lanterna para a 19ª colocação, com 12 pontos, enfrentará o Paulista, em Jundiaí.
Antes de a bola rolar, a Arena Fonte Luminosa sofreu uma queda de energia durante 17 minutos. Segundo os responsáveis pela administração do estádio, a falta de luz ocorreu fora do local da partida também. A energia foi restabelecida 30 minutos antes do início do jogo.
Jogo movimentado e dois gols para cada lado
Precisando vencer para seguir com chances de classificação às semifinais do Paulista, o Palmeiras partiu para cima do então lanterna do torneio. Logo aos oito minutos, o time de Antônio Carlos Zago acertou a trave de Cristiano com a cabeçada de Diego Souza. Aos 17, os visitantes abriram o placar. Em belo passe de Cleiton Xavier, Diego Souza chutou na saída do goleiro do Rio Branco e fez 1 a 0.
Mas, três minutos depois, o time de Americana chegou ao empate. Em boa arrancada pela direita, Jobinho cruzou e Alex Terra empurrou para o fundo das redes de Marcos. Em seguida, aos 23 minutos, o Rio Branco virou com Romarinho, que, depois de bom passe de Francisco Alex, venceu o arqueiro palmeirense.
O 2 a 1, a princípio, deixou o Palmeiras em choque. Logo depois do gol, Danilo e Diego Souza discutiram sobre o posicionamento da equipe no momento do arremate de Romarinho. Depois disso, os zagueiros alviverdes, que subiam constantemente ao ataque, passaram a deixar as investidas de lado.
Diego Souza colocou o Palmeiras na frente, mas o jogo com o Rio Branco terminou 2 a 2
Aos poucos, o Palmeiras foi retomando o controle da partida e chegou ao empate aos 34 minutos. Em bela triangulação no ataque, Márcio Araújo, Ewerthon e Robert envolveram a defesa do time de Americana, que não conseguiu impedir o gol do camisa 28: 2 a 2. Foi o primeiro gol de Ewerthon pelo Paulista.
- Levamos dois gols que não poderíamos, mas ainda estamos no jogo. Temos o segundo tempo inteiro para mudar essa situação - disse o meia Diego Souza.
Palmeiras domina, mas não vence
Para dar melhor movimentação ao ataque, Zago trocou o lateral Eduardo por Lincoln, passando Márcio Araújo para o lado direito. A mudança deu certo, pois o Palmeiras passou a ser mais constante na área de Cristiano. E em duas oportunidades teve a chance de tomar a frente no placar.
Primeiro, Cleiton Xavier avançou pela direita e chutou cruzado, aos cinco minutos. Depois, aos 11, Diego Souza soltou a bomba, em cobrança de falta, e no rebote novamente o camisa 10 mandou para fora.
Apesar de ter maior volume de jogo, o Palmeiras não conseguia aproveitar. Já o Rio Branco demonstrava cansaço, optando por somente marcar os oponentes depois da linha do meio-campo. O 2 a 2 não era bom para nenhuma das duas equipes, mas persistiu até o fim da partida.
Nos minutos finais do jogo, o Palmeiras ainda ficou com dez jogadores em campo. Lenny, que substituíu Ewerthon no segundo tempo, torceu o joelho direito e foi obrigado a abandonar a partida. O Rio Branco também ficou com dez em campo depois que Maurim foi expulso por entrada violenta em Diego Souza.
Ficha técnica:
RIO BRANCO 2 x 2 PALMEIRAS | |
Guilherme, Airton, Márcio e Vinícius; Jobinho, Márcio Passos, César, Romarinho (Guaraci) e Maurim; Alex Terra e Francisco Alex (Ricardo). | Marcos, Eduardo (Lincoln), Danilo, Léo e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ewerthon (Lenny) e Robert (Vinícius). |
Técnico: Gilson Granzotto. | Técnico: Antônio Carlos Zago. |
Gols: Diego Souza, aos 17, Alex Terra, aos 20, e Romário, aos 23, e Ewerthon, aos 34min do primeiro tempo. | |
Cartões amarelos: Diego Souza, Pierre e Eduardo (Palmeiras). Márcio Passos, Vinícius, Airton e César (Rio Branco). Cartão vermelho: Maurim (Rio Branco) | |
Estádio: Fonte Luminosa, em Araraquara. Data: 24/03/2010. Público: 6.477 pagantes. Renda: R$ 224.155,00. Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza. Auxiliares: Osny Antonio Silveira e Ricardo Pavanelli Lanutto. |
Comentários