Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Segunda - 22 de Março de 2010 às 19:53
Por: Eduardo Ricci

    Imprimir


Qualquer cidade brasileira pode se candidatar a recepcionar as seleções participantes da Copa de 2014. A informação está em documento enviado pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, às doze sedes brasileiras. Para se tornar um Campo Base das Equipes (Team Base Camps) durante a Copa do Mundo no Brasil, o município tem que atender vários pré-requisitos em termos de localização, capacidade de hospedagem e campo de treinamento.

Cada equipe participante escolhe seu “Campo Base” a partir de um conjunto de opções disponibilizadas pelo FIFA Accommodation Office (FAO), o escritório responsável por este tipo de serviço. O processo de elaboração deste conjunto de opções já está em andamento e continuará ao longo dos próximos anos. A aprovação final de uma locação para potencial Campo Base de determinada equipe depende de uma série de fatores que serão avaliados.

Entre os pré-requisitos estão a disponibilidade de 50 quartos com ar condicionado ou aquecedor; serviços de restaurante para no mínimo 50 pessoas; sala para conferência de Imprensa (capacidade para 100 pessoas, estilo cinema); Centro de Treinamento com piscina, spa e área de fitness (academia).

Um campo para treinamento no próprio local de hospedagem representa uma vantagem expressiva. Outra vantagem é a proximidade com o aeroporto, já que a distância máxima aceitável para algumas equipes deve ser percorrida em até 20 minutos de ônibus.

Para cada jogo oficial, a equipe deve estar na Cidade Sede na noite que antecede a partida. Não há entretanto, nenhuma exigência de que o Campo Base esteja localizado dentro de determinada distância da Cidade Sede. Eles podem estar inclusive em estados que não vão sediar partidas da Copa.

A escolha final do Campo Base da equipe é feita por cada uma das Associações Afiliadas participantes, segundo processo definido pela FIFA. Portanto, a seleção de uma propriedade como potencial Campo Base não significa que tal propriedade vá necessariamente acolher uma equipe durante a Copa 2014.

“Estamos comunicando os municípios de Mato Grosso e avaliando a disponibilidade de locações que cumpram estas exigências”, disse o diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha Filho. Alguns municípios do entorno de Cuiabá tem a seu favor a infra-estrutura já existente em termos de acomodação, dentro dos padrões exigidos.

“Mas todos os municípios mato-grossenses devem considerar esta possibilidade, já que há tempo para obras e ampliações que permitam atender estes requisitos, desde que haja manifestação dos interessados e o encaminhamento dos projetos dentro das normas da FIFA”, explicou o diretor da Agecopa.

A Copa do Pantanal será uma vitrine para o mundo com múltiplas oportunidades e desde já os municípios e a iniciativa privada precisam estar antenados. O alcance do evento extrapola a cidade-sede, Cuiabá, e pode beneficiar de várias maneiras as diferentes regiões de Mato Grosso.

O prazo se encerra no dia 30 de abril, data em que as propostas devem ser encaminhadas via mensagem eletrônica endereçada a info@brasil2014.com.br. A diretoria da Agecopa e o Comitê Organizador Local podem fornecer esclarecimentos complementares aos municípios ou estabelecimentos interessados em acolher as seleções.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138725/visualizar/