Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Março de 2010 às 10:57
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


Encontro reuniu produtores nas cinco áreas do complexo Pecuama
Encontro reuniu produtores nas cinco áreas do complexo Pecuama
Produtores rurais e autoridades se reuniram no último sábado na localidade do complexo Pecuama, situada na divisa dos municípios de Tangará da Serra e Santo Afonso. O encontro teve por objetivo discutir a regularização das propriedades daquela localidade rural.

Participaram do encontro os produtores instalados na região compreendida pelas glebas Pecuama, Ariranha, Lucélia, Pompéia e Santo André. O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, através do titular da pasta, José Aparecido dos Santos (Cidinho), e teve as presenças de várias autoridades, como a senadora Serys Slhessarenko (PT) e o deputado Wagner Ramos (PR), além dos prefeitos José Jaconias da Silva (PT), de Tangará da Serra; Silvio Souto (PR), de Santo Afonso; e Juvenal Alexandre da Silva (PR), de Nova Marilândia.

Outras presenças registradas no encontro foram o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto; o representante do setor de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, Márcio Alexandre Rockenbach, e da engenheira da Eletronorte, Kelen Cristina Oliveira, que compõe equipe técnica da estatal para atendimento ao programa “Luz para Todos”, do governo federal.

Os debates trataram em âmbito geral da regularização das propriedades instaladas na região a partir de 1998 em função de um litígio entre um grande grupo empresarial e a União. Outros debates giraram em torno da eletrificação rural e da disponibilização de crédito aos assentados.

O encontro foi dividido em três reuniões. Uma delas tratou exclusivamente da situação da Gleba Ariranha, que está em vias de regularização pelo governo estadual com intermediação do deputado Wagner Ramos. Porém, a titulação das propriedades ainda depende da transferência da matrícula da área de terras.

Uma segunda reunião tratou exclusivamente dos lotes rurais instalados numa grande área que pertence à massa falida do Banco Bamerindus. A titulação destas propriedades - que compreendem a Gleba Pecuama - exigirá a documentação necessária para posterior montagem de projeto de regularização através de equipe técnica.

Na terceira reunião foi discutida a situação das glebas Pompéia e Santo André, cujo processo de regularização também dependerá de acordo com o grupo privado que ainda mantém o vínculo da área de terras, além de montagem de projeto e encaminhamento de documentação junto aos órgãos competentes. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138801/visualizar/