Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 22 de Março de 2010 às 09:47
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O deputado José Riva (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), em reconhecimento ao importante papel executado pelo Grupo Cultura de Comunicação no setor da radiodifusão, requereu uma sessão especial para celebrar o cinquentenário da Radio Cultura AM de Cuiabá. A solenidade será realizada hoje (22), às 20h, no auditório Milton Figueiredo.

A rádio Cultura AM foi fundada em 1955, por um grupo de mato-grossenses ligado, à época, ao Partido Social Democrata (PSD). O objetivo era ter um veículo de comunicação para dar sustentação publicitária ao partido nas eleições daquele ano. Como o PSD perdeu as eleições, a emissora foi fechada voltando tempos depois. Antes de seu surgimento havia na capital a Rádio A Voz D’Oeste, na mesma amplitude, operando desde a década de 30.

Para as eleições de 1960, o mesmo grupo político ligado ao PSD voltou com a estratégia de suporte de propaganda ao partido. Venceu as eleições para governar o estado, João Ponce de Arruda. Esta segunda fase (reaberta em 18 de março de 1960) fez com a emissora permanecesse até hoje prestando serviços a sociedade mato-grossense.

O jornalista e diretor geral, Kleber Lima, considera a homenagem mais um mecanismo de reconhecimento e importância da emissora. “Essa história da Cultura é a própria parte da história de Mato Grosso. Ela participou de inúmeros momentos decisivos quando não havia a tecnologia, por exemplo, levando informações e prestando serviços de utilidade pública, o que faz com maestria até hoje. Agradecemos aos deputados José Riva e Sérgio Ricardo pela justa homenagem”, salientou Kleber.

Na sessão plenária desta terça-feira (16), o deputado José Riva ratificou a importância da rádio Cultura. “Queremos contar com a presença de todos os deputados nessa homenagem a rádio Cultura. Cinquenta anos não são 50 dias a uma essa empresa tão valorosa para o contexto histórico”, declarou o presidente.

O primeiro contrato formador da Sociedade Rádio Cultura de Cuiabá, registrado na Inspetoria Comercial de Mato-Grosso (atual Junta Comercial), de 10 de maio de 1960, eram sócios da empresa os senhores: Hélio Ponce de Arruda; Jercy Jacob; Antonio Monteiro da Silva; Henrique Gomes da Silva; Álvaro Duarte Monteiro; Altair Cavalcanti de Matos; Manoel Soares Campos; José Luiz Pinto Coelho de Oliveira; Filinto Muller; Vlademiro Muller do Amaral; Máximo Levy; Eduardo Arruda Levy; Francisco Araujo Calháo; Gabriel Martiniano de Araujo; Philadelfo Garcia; Miguel do Carmo Oliveira; Weimar Torres e Manoel Vieira.

A organização teve apenas três donos começando pelo grupo de empresários citados. Depois sob o comando do padre Wanir Delfino César e em 1973 foi adquirida por Fauzer Antônio dos Santos (in memorian). O comando societário atual está sob o domínio de seus familiares. A gestão, por arrendamento, é comandada pelo jornalista Kleber Lima.

Para o evento espera-se a presença dos deputados estaduais devendo ser convidado o governador Blairo Maggi; secretários; deputados federais; senadores; membros dos tribunais de Justiça e de Contas; prefeitos; vereadores, membros do Ministério Público; Academia Mato-grossense de Letras; entidades comunitárias, esportivas, sindicatos, além de autoridades civis, militares, eclesiásticas e grande parte dos profissionais que atuaram na emissora.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138812/visualizar/