Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 19 de Março de 2010 às 08:45
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


   A assessora de gabinete do prefeito Wilson Santos (PSDB), Janete Carvalho (PC do B), é o nome mais cotado para comandar a secretaria estadual de Esportes e Lazer, em substituição ao peemedebista Baiano Filho, que deixa o staff em 31 de março para concorrer a uma vaga na Assembleia. Com a nomeação dela, Silval Barbosa (PMDB) - vice que assume com a renúncia do governador Blairo Maggi (PR) -, pretende selar o acordo para que os comunistas integrem o grupo dele à corrida ao Palácio Paiaguás.

   O pré-candidato quer afastar de uma vez por todas a possibilidade das lideranças do PC do B serem atraídas pelos argumentos do tucanato a continuar com os cargos no Palácio Alencastro, ou mesmo voltar a abrir diálogo com o movimento "Mato Grosso Muito Mais", de Mauro Mendes (PSB). Silval já definiu que vai acomodar uma liderança comunista no primeiro escalão a partir de 3 de abril, embora o presidente dos diretórios municipal e estadual do PC do B, Miranda Muniz, negue que as articulações estejam avançadas a tal ponto. O partido conta, porém, com a influência do ministro dos Esportes Orlando Silva, da mesma sigla, que defende a nomeação de correligionários nos Estados em áreas ligadas à juventude, como Lazer e Ciência e Tecnologia. A conjuntura nacional, de comunistas ligados a petistas, favorece aliança com Silval porque o partido de Miranda Muniz, em tese, faz parte do arco de alianças no qual estão também PR e PT.

   Apesar da resistência de Miranda Muniz em comentar as negociações, Baiano Filho já chegou, inclusive, a ser informado “por acaso” de que a professora Janete vai substitui-lo, na semana passada. Ao participar de uma reunião com o secretário-adjunto Laércio Arruda, uma assessora do Ministério dos Esportes “deixou escapar” que Janete vai passar a comandar a pasta após a exoneração do peemedebista. Baiano e Laércio não conseguiram conter o espanto, já que não foram comunicados da decisão. O secretário ordenou que gavetas e arquivos do gabinete fossem esvaziados até esta sexta (19). Nos bastidores, especula-se que Baiano só reaparecerá na secretaria no dia de deixá-la, tamanha a irritação por não ter sido consultado sobre o substituto.

    Janete é tida como expoente do PC do B. Já disputou vários cargos eletivos sem, contudo, obter êxito nas urnas. Em 2006, por exemplo, ela concorreu ao Senado. Em 2008, depois de mudar o domicílio eleitoral de Rondonópolis para Cuiabá, tentou para vereadora e conseguiu somente 1.401 votos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139181/visualizar/