Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 19 de Março de 2010 às 08:38
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Fernando Ordakowski
Secretário de Esporte e Lazer e pré-candidato a deputado, Baiano Filho tira proveito com distribuição de material
Secretário de Esporte e Lazer e pré-candidato a deputado, Baiano Filho tira proveito com distribuição de material

   Há menos de sete meses das eleições, o secretário estadual de Esporte e Lazer, Baiano Filho (PMDB), não vem medindo esforços para conquistar uma das 24 cadeiras na Assembleia, nem que para isso utilize práticas pouco ou nada louváveis diante da legislação eleitoral. Baiano vem distribuindo materiais esportivos da pasta com fins meramente eleitoreiros, como bolas, redes e jogos de uniformes. A maioria do material foi enviado, entre 2004 e 2006, pelo governo federal para a implantação do Programa Segundo Tempo na Comunidade, que nunca saiu do papel.

   Ao constatar o problema, o Ministério dos Esportes exigiu de Baiano a devolução dos recursos. Ele ficou sem a verba, mas não precisou "reembolsar" os materiais esportivos que já tinham sido enviados pelo governo federal, voltados para 25,2 mil crianças de 96 municípios. Tamanho é o volume que os técnicos do Ministério avaliaram que não valeria a pena arcar com o frete para transportá-los de volta a Brasília.

   Literalmente com a “faca e o queijo mão”, Baiano teria se apropriado dos materiais para viabilizar sua candidatura a deputado estadual. Servidores relatam que ele costuma chegar pela manhã, encher a caminhonete da secretaria e depois voltar com o veículo vazio, isso quando não viaja para os municípios com a caminhonete carregada de bolas, jogos de uniformes e outros materiais, como ocorreu nesta quarta (17), por exemplo. A impressão entre os servidores é de que o secretário, a 15 dias de deixar o cargo, está “depenando a secretaria”. O uso eleitoreiro da máquina pública por Baiano Filho já havia sido denunciado ao RDNews pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), da base de oposição ao governo Blairo Maggi (PR). Apenas para o Programa Segundo Tempo, o peemedebista recebeu mais de 10 mil bolas de futebol.

   Baiano percorreu todos os 141 municípios mato-grossenses nos últimos dois anos para distribuir os materiais. Aproveitou esse contato para pedir apoio a seu projeto político. Embora tenha base eleitoral em Sinop, onde foi derrotado na disputa de 2008 para prefeito, ele vem apostando todas as fichas em outras regiões, como no Vale do Araguaia. O peemedebista tenta cooptar o reduto eleitoral do ex-deputado Humberto Bosaipo, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O trunfo é material esportivo, que possui emblema do governo do Estado e o nome do projeto.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139182/visualizar/