Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 17 de Março de 2010 às 14:04

    Imprimir


Desgraças na infância podem promover o envelhecimento celular
Desgraças na infância podem promover o envelhecimento celular
As crianças que sofrem abuso físico ou emocional podem crescer e desenvolver o envelhecimento celular mais rápido que adultos. A informação é resultado de um estudo científico publicado na revista Biological Psychiatry (Psiquiatria Biológica, em português).

Já se sabe que as pessoas começam a envelhecer logo que nascem, mas explicar de maneira detalhada o processo de envelhecimento do DNA presente nas células continua a ser um dos grandes desafios dos cientistas. Um dos sinais é o encurtamento dos telômeros – longas fitas presentes na sequência de DNA que se encurtam toda vez que a célula se divide. Se os telômeros ficam curtos demais, a célula não consegue mais viver. É assim que começam a aparecer problemas de saúde como doenças cardiovasculares e câncer.

 

Traumas como abuso infantil e abandono são fatores de risco para diversas doenças físicas e psiquiátricas. O estresse causado por esse tipo de situação está diretamente ligado ao envelhecimento celular.

Audrey Tyrka e seus colegas do hospital Butler e da Universidade Brown examinaram o DNA de adultos saudáveis que tinham histórico de maus tratos na infância e descobriram que seus telômeros eram mais curtos que o das pessoas sem traumas infantis.

- [Os resultados] sugerem a possibilidade de que as primeiras experiências durante o crescimento podem ter consequências profunda sobre a biologia e influenciar os mecanismos celulares e até mesmo causar envelhecimento acelerado.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139422/visualizar/