Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 17 de Março de 2010 às 13:41
Por: Kelly Martins

    Imprimir


O superintendente do Sebrae de Mato Grosso, José Guilherme Ribeiro, justificou o intercambio entre as prefeituras de Mato Grosso com as prefeituras da Europa. O evento que acontece há cinco anos promove a troca de experiências dos prefeitos brasileiros com autoridades estrangeiras. José Guilherme e sua equipe acompanham um grupo de prefeitos matogrossenses a várias cidades da Espanha com objetivo de buscarem novos conhecimentos tecnológicos daquele país para serem adequados às realidades dos municípios em Mato Grosso.

“Todos quando voltam dessas viagens notam que têm que mudar seus conceitos administrativos”, disse José Guilherme. Ele não vê incoerência na iniciativa dos prefeitos em buscar tecnologias, que vão aumentar o poder de competitividade de suas gestões. “Temos que buscar o que há de melhor e atual. Mas só encontramos nos países desenvolvidos. Mato Grosso não pode ficar atrelado aos outros estados”, disse José Guilherme.

A programação inclui vistas a pólos importantes da economia espanhola entre as cidades de Barcelona e Sevilha, onde os prefeitos visitam a Câmara de Comércio de Sevilha, Parque Científico Ecológico, Genética Cardiovascular, Centro de Robótica, Indústrias de Carnes, avanços no setor do Turismo e o Museu da História de Barcelona.

Conforme o cronograma, os prefeitos tiveram reunião com o gerente Adjunto Mario Rubert de promoção econômica internacional da prefeitura de Barcelona.O prefeito de Colider, Celso Banazeski (PR) é um dos experientes do grupo, que adequou alguns projetos europeus em seu município. Já o prefeito de Querência, Fernando Gorgen (PR) pretende obter informações para agricultura familiar e diversificar a produção nos assentamentos do município.

O prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon (PP) pretende divulgar a produção de castanhas do Brasil e ao mesmo tempo obter experiências de industrialização de outros produtos. José Guilherme afirmou ainda, que o intercâmbio permite também, adequação de projetos com sustentabilidade ambiental observadas nas tendências mundiais referentes ao saneamento público.

“Não adianta ações isoladas. Tem que haver a união de esforços para beneficiar a todos. Os prefeitos verificaram ainda, projetos nos setores de transporte urbanos, consumo de produtos orgânicos e sua produção. “Em grande parte da Europa há a preocupação com a qualidade de vida de forma sustentável”, afirmou Guilherme.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139428/visualizar/