Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 16 de Março de 2010 às 16:48

    Imprimir


SXC
Pesquisador diz que bebê sorri mais quando consegue sincronizar batida musical e movimentos
Pesquisador diz que bebê sorri mais quando consegue sincronizar batida musical e movimentos
Os bebês curtem dançar e gostam mais de ouvir o ritmo e as batidas de uma música do que a fala das pessoas. A descoberta é de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, que analisou 120 crianças com idades entre cinco meses e dois anos. O estudo sugere que os humanos podem ter nascido com uma predisposição natural para responder com o corpo ao ritmo das canções.

 

Na pesquisa, Marcel Zentner, cientista da Universidade de York (Inglaterra), os bebês foram colocados para ouvir gravações de músicas clássicas, batidas rítmicas e a fala humana. As cenas foram gravadas. Durante o experimento as crianças ficaram no colo dos pais, que tinham fones de ouvido para não ouvir as canções e recebiam a orientação para não se mexer. Os pesquisadores também pediram que bailarinos profissionais analisassem  o "desempenho das crianças" e dissessem como os movimentos delas correspondiam à música.

De acordo com o site Live Science, as crianças moveram braços, mãos, pernas, pés, tronco e cabeça de forma muito mais intensa quando ouviam música do que no momento de ouvir alguém falando. Zentner diz que os resultados sugerem que os bebês respondem à batida da música, e não a aspectos como a melodia.

– Nós também descobrimos que as crianças sorriem mais à medida que conseguem sincronizar melhor os seus movimentos à música.

 

Apesar disso, Zentner diz que ainda não é possível dizer porque os humanos desenvolveram essa predisposição para dançar.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139555/visualizar/