Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 15 de Março de 2010 às 16:41
Por: Fabiane Serra

    Imprimir


O Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic) atraiu 484 empreendimentos para Mato Grosso nos últimos 6 anos. Estas empresas investiram R$10,7 bilhões, o que gerou 100.152 empregos diretos e 300.304 indiretos. É importante destacar que este valor é investido pelas empresas que tem como incentivo o desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Até receber o incentivo concedido pelo Governo, a empresa passa por várias etapas, entre elas a apresentação de uma carta consulta e o planejamento de implantação da unidade. Cada etapa é acompanhada de perto pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem) formado por representantes de 19 entidades. Os conselheiros se reúnem sempre na última terça-feira de cada mês.

O Prodeic foi criado em 2003 pelo Governo de Mato Grosso e é vinculado à Secretaria do Estado de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme). O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf diz que o objetivo é estimular investimentos na região por meio de implantações de indústrias. “O Prodeic viabilizou a geração de emprego e renda, a modernização e a diversificação nas atividades econômicas. Isso sem contar a inovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual”.

As primeiras condições para um empreendimento ser enquadrado no Programa, é estabelecer-se dentro do território mato-grossense, estar regular com a Secretaria de Fazenda e junto aos órgãos de fiscalização e controle ambiental. A empresa precisa ainda utilizar matéria prima e mão-de-obra local para industrializar seu produto.

De acordo com o coordenador do Prodeic e assessor da Sicme Lourival Lopes, as empresas que desejam fazer parte deste Programa precisa atender vários pré-requisitos e percorrer cada uma das etapas propostas. Os interessados em conhecer melhor o Prodeic podem procurar a Sicme, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n° 1077, bairro Goiabeiras, em Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139714/visualizar/