Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 10 de Março de 2010 às 17:10

    Imprimir


Getty Images
Relatório dizia que as geleiras do Himalaia iriam derreter até 2035 devido às mudanças climáticas
Relatório dizia que as geleiras do Himalaia iriam derreter até 2035 devido às mudanças climáticas

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, anunciou nesta quarta-feira (10) uma revisão independente do trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), após os erros detectados por especialistas em seus relatórios.

– Precisamos ter clara noção do que é que sabemos e também das incertezas. Temos que nos comunicar com transparência e debater com inteligência.

Criado há 20 anos e premiado com um Nobel da Paz, o IPCC publica a cada seis ou sete anos um boletim que serve de referência nas negociações internacionais sobre mudança climática. Mas, pouco antes da COP15, a cúpula da ONU  sobre mudanças climáticas, ocorrida em dezembro passado na Dinamarca, explodiu um escândalo conhecido como "climagate". Milhares de mensagens eletrônicas de cientistas prestigiados que colaboraram com o IPCC foram publicadas na internet. Algumas delas deram a entender que os autores ocultaram dados que contradiziam o aquecimento climático.

Como se não fosse pouco, em janeiro o IPCC admitiu um lamentável erro ao afirmar em seu último boletim (de 2007) que as geleiras do Himalaia se derretiam mais rápido que as outras do mundo e podiam "desaparecer até 2035, ou antes disso". O órgão admitiu que a previsão estava errada.

Ban disse que não há provas que refutem a principal conclusão do relatório do IPCC, a de que o homem "é responsável pelo aquecimento global". Ban também afirmou que o InterAcademy Council, um grupo que reúne várias comunidades científicas, vai fazer a revisão de forma "totalmente independente das Nações Unidas" – mas a organização vai financiar o novo estudo.

– Nada que tenha sido alegado ou revelado na mídia recentemente muda o consenso fundamental na questão da mudança climática.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/140361/visualizar/