Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 07 de Março de 2010 às 03:10
Por: Mazé Oliveira

    Imprimir


Prepare olhos e ouvidos para um trabalho vibrante. Selecionado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2009, o projeto cultural “Contos do Mato”, da diretora, atriz e arte-educadora Alicce Oliveira, será executado neste e no próximo mês de  abril deste ano em três cidades de Mato Grosso: Primavera do Leste, Cuiabá e Lucas do Rio Verde (veja agenda).

“Contos do Mato” engloba a  oficina “Como Contar e Encantar com Histórias” e a montagem cênica infantil “Histórias Birutas e Batutas” onde a artista desenvolve o seu processo de pesquisa sobre a arte de contar histórias e seus benefícios na cultura de uma sociedade. Ferramenta de inclusão social que se apresenta como forma de fomentar a construção de um corpo social ativo e favorecer condições efetivas para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do indivíduo por meio do incentivo à leitura e da valorização do livro, “Contos do Mato” reafirma o envolvimento de sua autora com a educação não formal que orienta o seu trabalho há seis anos.

Aluna do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alicce justifica que a didática da narrativa ensina-nos que, também, podemos narrar para educar. A contação é uma releitura, uma renovação da questão da oralidade. Lembra que o contador de história sempre existiu, e o que ela faz é dar um novo formato que nos dias de hoje é chamado de narrativa oral cênica, priorizando o lúdico no seu trabalho. “Há uma solicitação bem grande na parte educativa de como utilizar isto em sala de aula”, enfatiza. “Contos do Mato” vem de encontro com as necessidades de uma comunidade educacional, sempre a procura de métodos inovadores para educação de nossas crianças e filhos, formando e informando este público que vem em busca de conhecimento. O objetivo é vivenciar a contação de histórias, associado à teoria e prática, promovendo e difundindo a literatura popular nacional e regional, através de uma ação contínua e diversificada com oficinas e espetáculos literários abertos para todos que tenham interesse na arte de contar histórias e que possam contribuir de maneira significativa na construção do cotidiano e realidade da comunicação. No projeto são focados textos da literatura infantil, autores de contos populares como Ricardo Azevedo, José Mauro Brant e Kiko da Silva, entre outros.

A oficina “Como Contar e Encantar com Histórias” tem como foco central a arte de contar histórias, onde a instrutora apresenta detalhadamente os diversos aspectos dos processos de pesquisa sobre os contos (estrutura, linguagem e conteúdo simbólico), as manifestações narrativas, o diálogo entre narração de histórias e animação de formas e a criação de suportes plásticos para contar histórias. No desdobramento, explana a teoria dessa arte e a maneira como o contador de histórias interfere em nossa cultura, trabalhando a descoberta desse contador na prática com jogos de interação (desinibição, criatividade, relacionamento grupal); expressão corporal (percepção do espaço, limites de ação, visualização corporal); vocal e sonoro (respiração, voz), interpretação de contos (estudo através da leitura) e na finalização uma montagem/apresentação de trabalhos de contação de histórias (diversificando as possibilidades de propostas) pelos participantes. E, claro, uma rica e intensa troca de experiências entre instrutor e participantes no decorrer da realização da oficina. Ensinar, aprender, dividir, “Como Contar e Encantar com Histórias” incentiva seus participantes a se tornarem multiplicadores dessa arte.

Já a montagem teatral “Histórias Birutas e Batutas”, feita sob medida para encantar o público infantil e, também, adulto, resgata a forma mais ancestral de apresentação das histórias, a do uso da palavra e da música. Num cenário aparentemente simples, composto de alguns elementos cênicos, a diretoria e atriz Alicce Oliveira narra quatro histórias – “Festança na Beira do Rio” “Forró no Céu”, “João Jiló” e “Moncho e Macha” – embaladas pela melodia da flauta transversal, violão, pandeiro, apitos e outros instrumentos sonoros, muito bem utilizados por dois músicos profissionais.

Contadas uma atrás da outra, de forma dinâmica, criativa, alegre, a narrativa instiga e cativa a platéia que interage com a personagem em diversas brincadeiras no desenrolar das histórias. A partir daí, a contadora de histórias conduz a criançada em uma irresistível, envolvente e deliciosa viagem imaginária. Espetáculo de grande força poética, “Histórias Birutas e Batutas” tem em sua equipe os músicos Jailson Prado e Bruno Mangabeira e o sonoplasta e iluminador Emanoel Vitor.
A produção executiva do projeto “Contos de Mato” é de Mazé de Oliveira.

Quem é Alicce Oliveira
Alicce Oliveira atua na área de artes cênicas desde 1994, já tendo participado de várias companhias de teatro de Cuiabá, entre elas, Cia de Teatro Cena Onze, Grupo de Teatro Tauá, Grupo de Teatro UNITELA – UFMT, Cia de Teatro Mosaico e outras. Tem uma formação pautada em pesquisas, estudos e participação em oficinas, cursos, montagens e festivais, com experiências na tevê, cinema e vídeo. Atualmente pesquisa e desenvolve trabalhos na área de relatos de histórias e ministra oficinas de teatro e literatura infanto-juvenil. Em seu currículo estão os projetos Artes Cênicas Itinerante; Como Contar e Encantar com Histórias; Literamérica; Brincarolar; Dramaturgias Literatura em Cena; Mostra Internacional de Teatro Infantil; Mostra Sesc de Leitura e Literatura, entre outros.
Agenda

Primavera do Leste: 12 e 13 de Março
Espetáculo dia 12 às 09:30h na Escola Estadual Alda G. Scopel / Centro e as 14:00h Na Escola N. Senhora Aparecida / Tuiuiu.
Oficina no dia 13 das 09:00 às 13:00h e 14:30 às 18:30h – Centro Cultural

Lucas do Rio Verde: 9 a 11 de Abril
Oficina no dia 09 das 7:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h no Depto. de Cultura
Espetáculo dia 10 às 19:30h e dia 11 às 18:00h na Câmara Municipal

Cuiabá: 28 a 30 de Abril
Espetáculo dia 28 às 09:00h e no dia 29 às 14:00h no Teatro do Sesc Arsenal Oficina no dia 30 das 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00h na oficina de artes do Sesc Arsenal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/140739/visualizar/