Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 03 de Março de 2010 às 13:15

    Imprimir


O mês de fevereiro que historicamente é fraco no que se refere a emplacamento de veículos, neste ano surpreendeu até os mais otimistas. No balanço geral, que inclui os índices de automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motocicletas e semi-reboques, o aumento foi de 19,41% se comparado ao mês anterior, janeiro de 2010. Os dois meses não geravam grandes expectativas no setor devido às férias e ao feriado de carnaval, no entanto, desafiaram a máxima de que não são positivos.

De acordo com o levantamento do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv), divulgado em coletiva na manhã desta quarta feira (03.03), o estado de Mato Grosso emplacou 7.555 veículos em fevereiro contra 6.327 em janeiro. Na comparação com fevereiro de 2009 o saldo também foi positivo, 12,34% a mais.

No segmento de automóveis foram emplacados 2.411 veículos ante 2.035 do mês anterior, elevação de 18,48%. Já no de comerciais leves foram 854 contra 706, expressivo aumento de 20,96%. O maior destaque fica por conta das motocicletas. O segmento sentiu os efeitos da crise e há muito não registrava números positivos. Desta vez, foram comercializadas 3.904 motos no estado em fevereiro contra 3.050 em janeiro. Essa alta é resultado da melhora na concessão de crédito por parte dos bancos, que deram uma injeção na economia para incentivar o setor. Além disso, houve uma compra grande para a frota do Governo do Estado.

Para o presidente do Sincodiv essa é uma excelente confirmação de que a volta do IPI não vai influenciar nas vendas. “Precisamos aguardar os indicadores dos demais setores da economia para saber se há algo especial no segmento de veículos ou se essa é a situação do mercado”, explica Boscolo.

Ele destaca que neste mês não houve uma grande diferença entre os números de Cuiabá em relação aos de Mato Grosso. “Na comparação de fevereiro de 2010 com o mesmo mês do ano passado o aumento geral foi de 16,23% na Capital. Cuiabá vinha apresentando índices superiores e esse equilíbrio prova que  o estado inteiro está crescendo”, afirma Boscolo.

Outra referência do presidente é em relação ao aumento da concorrência. Em fevereiro de 2009 haviam 26 marcas que comercializavam automóveis e motocicletas em Mato Grosso. Atualmente são 36. “Percebemos que a luta do mercado está em manter a rentabilidade, o número de emplacamentos cresce às custas do achatamento das margens”, pontua. Dessa forma, Boscolo não esconde a expectativa: “esse ano tem tudo para ser o melhor da história”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141011/visualizar/