Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 03 de Março de 2010 às 09:39
Por: Danielle Cunha

    Imprimir


Andre Oliveira/Brasilia
Silval Barbosa em Brasília com o ministro Geddel Vieira
Como forma de continuar mantendo a parceria entre Estado e União, buscando maior fortalecimento nas políticas de gestão pública para o fortalecimento da agricultura familiar, a melhoria nas questões infraestruturais e tantos outros problemas pertinentes aos municípios de Mato Grosso, o vice-governador Silval Barbosa se reuniu, nessa terça-feira (02.03), em Brasília, com presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hachbart, com o Ministro de Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e com o secretário Executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo.

Estas são duas autarquias onde a parceria já é mantida desde os primeiros anos de mandato do Governo Blairo Maggi e o resultado é visível quando percorre-se o interior do Estado. São casas, estradas, escolas, hospitais e postos de saúde, centros de inclusão digital, linhas de crédito ao pequeno produtor, primeiro emprego e tantos outros benefícios direcionados à população mato-grossense. Tudo isso, fruto dessa parceria entre os governos Federal e Estadual, mantida como prioritária pelo vice-governador Silval Barbosa, que assumirá o comando do Estado no próximo dia 31 de março.

Em audiência no Incra, Silval disse que sem assistência técnica e elaboração de projetos não se chega a lugar algum, quando se trata de infraestrutura em assentamentos, principalmente se o assunto em questão for a regularização fundiária e o georreferenciamento. Além disso existe a disposição do Estado de entrar com a contrapartida nos projetos e convênios para priorizar o pequeno produtor. “Vamos contratar técnicos, chamar os prefeitos e fazer um mutirão, uma parceria para recuperar 100% dos assentamentos. Mato Grosso vai ser o Estado que mais vai regularizar, porque sou lá do meio e queremos ajudar essas pessoas, principalmente os que estão ali há mais tempo”, informou Silval.

Rolf Hachbart, por sua vez, afirmou que essa atitude do Governo do Estado é um recado para o Brasil. “Não existe quem não queira a melhoria nos assentamentos. Não são apenas o pequeno ou o grande produtor, mas sim o cidadão. Isso potencializa os municípios”, enfatizou.

O vice-governador informou ainda a execução do plano de trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) que irá fiscalizar toda a execução da recuperação das estradas.

No Ministério das Cidades Silval Barbosa se reuniu com o secretário Executivo da Pasta, Rodrigo Figueiredo a fim de tratar sobre o encaminhamento de infraestrutura para Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. “Temos algumas emendas, como dos deputados federais Eliene Lima e Pedro Henry e estamos fazendo gestão na possibilidade da liberação das mesmas, que são destinadas a questões infraestruturais, como pavimentação, drenagem e obras de saneamento”, explicou.

As respectivas emendas estão em fase de análise, já que o orçamento está sendo liberado, porém, uma nova audiência com o Ministro das Cidades, Alexandre Padilha, será agendada para que o encaminhamento seja feito. “Há uma disposição muito grande do secretário executivo do Ministério, Rodrigo Figueiredo em nos ajudar na liberação desses recursos”, disse Silval.

Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres são grandes cidades do Estado e que contam com um déficit na questão de ruas e saneamento básico, principalmente nos bairros periféricos, o que interfere diretamente na vida da população. Com o período de chuvas a situação se agrava e atitudes como essas do Governo do Estado que fazem com que os municípios caminhem na direção do desenvolvimento e melhora de vida de todos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141047/visualizar/