Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 02 de Março de 2010 às 08:55
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Cerca de 7,7 toneladas de pescado foram apreendidas no período da piracema este ano. O número é 20% maior em relação ao pescado recolhido no ano passado (6,4 toneladas) e pode aumentar porque os números divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) são preliminares e ainda falta computar as apreensões de algumas unidades regionais.

As multas aplicadas chegaram a R$ 1,1 milhão e o balanço também mostrou o crescimento da apreensão de apetrechos ilegais de pesca. Ano passado foram 68 redes de pesca apreendidas e este ano foram 590.

A coordenadora de Fiscalização da Pesca, Roseli de Almeida, diz que o resultado é consequência da intensificação da fiscalização e também da falta de consciência da população. A maior parte dos materiais foi encontrada no Baixada Cuiabana, nos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger e Cuiabá.

Reprodução - A coordenadora afirma que os pesquisadores da Sema constataram que no período proibitivo, que foi de 5 meses e acabou no domingo (28), todas as espécies conseguiram concluir a reprodução nos rios de Mato Grosso. O aumento do índice de chuvas foi um dos fatores que favoreceu o trânsito dos peixes no rio. Em 2009, houve a prorrogação do período na região da bacia do Paraguai, devido as poucas chuvas.

Com a pesca liberada, a coordenadora fala que os pescadores precisam ficar atentos à legislação, que determina para o amador o limite de 10 quilos de peixe e 1 exemplar. Já os profissionais podem tirar do rio no máximo 150 quilos por semana.

Roseli assegura que a fiscalização vai continuar atuando e as pessoas que vivem da pesca devem manter toda a documentação profissional e também de transporte de pescado em dia.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141204/visualizar/