Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 01 de Março de 2010 às 10:25
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Nesta semana os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Unemat, deputados Percival Muniz (PPS), Jota Barreto (PR), Airton Português (PP), José Domingos Fraga (DEM) e Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, devem se reunir nesta semana para definir as estratégias de trabalho e que cargos cada um exercerá dentro da CPI. A tendência segundo Percival, autor do requerimento que culminou na abertura da comissão, é que os trabalhos comecem até 15 de março. “Queria ter me reunido com os deputados logo após o carnaval, mas não foi possível. Vou conversar com eles e agendar uma reunião o mais rápido possível”, assegura o socialista.

Instalada há mais de dois meses, a CPI da Unemat ainda não saiu do papel. Por enquanto, apenas serviu para munir os discursos dos deputados, que após o fiasco da primeira tentativa de aplicação das provas do maior concurso já realizado pelo governo do Estado, em 22 de novembro, “bombardearam” a Unemat, responsável pela formulação da prova e o secretário estadual de administração Geraldo de Vitto, responsável pela organização do processo seletivo. Além de investigar as causas do fiasco do concurso, a CPI terá a missão de apurar possíveis irregularidades cometidas pelo reitor da Unemat Taisir Karim.

Entre as polêmicas questões que precisam ser levados em consideração pelos deputados está um inquérito policial instaurado pelo Ministério Público para verificar se parte das imagens captadas no núcleo da Diretoria de Concursos e Vestibulares (Covest) durante o processo de elaboração, correção e manuseio dos cadernos de prova do certame, foi apagada. Segundo o MP, há sérios indícios da prática do crime de fraude processual. Se comprovada a denúncia, resta saber quem e porque as imagens foram editadas.

Além dos cinco titulares, foram escalados na suplência da CPI os deputados Antônio Brito (PMDB), Dilceu Dal Bosco (DEM), Mauro Savi (PR), Antônio Azambuja (PP) e Guilherme Maluf (PSDB). Em 2009, o orçamento da Unemat foi de R$ 110 milhões. Para este ano, estão previstos R$ 117 milhões. A gestão Taisir prossegue até 2011.

A Unemat possui 11 campi universitários em pontos distintos do Estado, sendo eles Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra. Ao todo são 13 núcleos pedagógicos, tocados por 664 professores e 512 funcionários técnico-administrativos, além de 196 contratados. A instituição oferece 82 cursos regulares e modalidades diferenciadas, além de 49 especializações e dois mestrados institucionais. Por isso, entre os itens que serão investigados, está o modo como os recursos repassados pelo governo do Estado são aplicados e gerenciados por Taisir.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141305/visualizar/