Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 18:05
Por: Luciana Cury

    Imprimir


O medo da violência acarreta danos psicológicos em toda a sociedade, principalmente aos que atuam na área de segurança privada, como é o caso dos 431 mil vigilantes hoje registrados no Brasil. De olho nesse grande número e preocupado com os efeitos psicológicos que a violência urbana provoca, o deputado federal Eliene Lima (PP-MT) apresentou um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de vigilantes de todo o País passarem por uma avaliação psicológica anual.

A medida é para evitar que efeitos psicológicos interfiram no exercício profissional da categoria. “Esses servidores são submetidos a condições de trabalho nem sempre favoráveis, e ainda sofrem pressão constante dos empregadores e dos usuários de seus serviços. É necessário que seja oferecido a eles acompanhamento psicológico e psiquiátrico”, argumenta o parlamentar.

Pela proposta, o exercício da profissão de vigilante só poderá ser exercido caso o profissional seja considerado apto em exame de saúde ocupacional e na avaliação psicológica. Ambos os testes serão aplicados anualmente, e caso seja necessário, o vigilante terá o direito de receber assistência psicológica.

“Todos os dias o vigilante se questiona se voltará vivo para casa. Tais pensamentos podem, ao longo do tempo, causar danos psicológicos que cedo ou tarde poderão dificultar, atrapalhar ou até mesmo impedir o exercício de suas atividades profissionais”, complementa Eliene Lima.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141704/visualizar/