Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 19 de Fevereiro de 2010 às 13:27
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O senador Jayme Campos (DEM) se emociona ao falar do companheiro de partido, Jonas Pinheiro, falecido há exatos dois anos. Segundo ele, Jonas é inesquecível, pois tinha uma maneira peculiar de fazer política. “Ele era um homem muito simples, do povo”, descreve o democrata, em entrevista ao RDNews.

Militante histórico do DEM, Jonas carregava consigo a bandeira do partido. Por isso, mesmo decorridos dois anos da morte dele, militantes democratas lamentam a lacuna existente no partido, que até hoje não foi preenchida. Alguns chegam a afirmar que o setor ruralista ficou órfão, apesar de vários políticos defenderem a mesma bandeira. “A história de Jonas Pinheiro se confunde com a do PFL, hoje DEM. Tinha uma determinação surpreendente”, avalia o senador. Além de colegas de partido, Jayme e ele eram amigos de longa data.

Falecido em 19 de fevereiro de 2008, aos 67 anos, Jonas teve uma extensa carreira política e foi presidente da Empaer. “Ele é uma pessoa inesquecível, tinha um jeito especial de fazer política e sempre estará na cabeça da população”, afirma Jayme.

O senador falecido ficou conhecido em Mato Grosso por sua simplicidade. No Senado, ele era obrigado a usar terno e gravata, mas bastava sair do “palácio dos poderes” para colocar uma botina, roupas largas e percorrer o Estado. Bem articulado, ele conseguia transitar entre os pequenos e grandes produtores. Teve êxito também na relação com o povo do “chão preto”, dos grandes centros urbanos.

Jonas foi deputado federal por três mandatos e eleito senador duas vezes. Conseguiu também emplacar o nome da esposa, Celcita Pinheiro, à Câmara Federal em 1998. Hoje ela é a responsábel pela área de Bem-Estar Social de Cuiabá, mas já pediu exoneração do cargo para dedicar apenas à vida pessoal. Jonas também foi um dos principais responsáveis pelo ingresso do governador Blairo Maggi na política. “Ele convenceu minha família e me convenceu a ser candidato”, conta Maggi.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/142485/visualizar/