Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 12 de Fevereiro de 2010 às 12:24
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Depois de aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), o deputado José Riva (PP), presidente da Casa, fez encaminhar ao governador do Estado, Blairo Maggi (PR), solicitação para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  no município de Juara, localizado no Norte mato-grossense e distante 710 quilômetros de Cuiabá.

 A solicitação de Riva, na forma de indicação, é preceituada nos termos do Artigo 160 e seguintes do Regimento Interno (RI) da AL/MT e foi encaminhada ao governador na segunda semana deste mês.

O parlamentar progressista argumentou na indicação, que, a exemplo de inúmeros outros municípios brasileiros, Juara enfrenta sérios problemas no atendimento a saúde de sua população, especialmente no que tange aos serviços de socorro em casos de emergência.

 “O Samu atenderá reivindicação daquela população e todos entendem o serviço reduzirá o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce”, justifica Riva.

 Segundo o prefeito Alcir Paulino (PP), Juara apesar de possuir oito ambulâncias e boa parte em condições deficitárias há uma demanda por mais veículos por conta de seu tamanho. “Juara é muito grande. Temos de atender a cidade e mais a zona rural. Com o SAMU, pois nossa referencia em saúde é Cuiabá, teríamos mais condições de atender nossos pacientes e até deslocar à capital os casos mais graves”, disse o prefeito.

De acordo com a bióloga e secretária de Saúde, Silvana Sirena, a aquisição da unidade móvel representaria um grande apoio a demanda e realidade atuais. “Hoje precisaríamos de quatro ambulâncias para atender a zona rural e mais três na cidade. Se ganhássemos o SAMU facilitaria o atendimento e transporte, dada a adequada estrutura sanitária que o veiculo possui e poderíamos implementar o serviço com os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde”, destaca Sirena.

 Inúmeras são as vantagens propiciadas com a aquisição do SAMU, a exemplo da organização do atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF); criação de retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências, entre outros.

 “Outro detalhe importante: o SAMU, além de atender a população de Juara beneficiará também outros municípios circunvizinhos com tão eficaz serviço”, observa Riva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/142907/visualizar/