Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 18:08
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Prefeito Massao assina termo de responsabilidade em São José do Rio Claro para recebimento dos maquinários
Prefeito Massao assina termo de responsabilidade em São José do Rio Claro para recebimento dos maquinários

Em São José do Rio Claro, nesta quarta-feira (10.02), o vice-governador, Silval Barbosa, acompanhado dos secretários de Estado de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho) e de Educação, Ságuas Moraes, lembrou que a aquisição de máquina para os municípios era um antigo desejo do governador. “Em 2004 o Governo tentou, mas não foi possível, depois adquirimos as patrulhas e agora Mato Grosso realiza o maior Programa de Máquinas da história do país”, comentou o vice-governador.

Em cada audiência no gabinete ou mesmo nos encontros pelo interior, o governador Blairo Maggi e o vice-governador, Silval Barbosa, sempre recebiam reivindicações dos prefeitos das mais diferentes regiões, que na maioria das vezes, buscavam ajuda para melhorias nas estradas. Foram anos de espera e uma grande demanda, tanto para recuperação das rodovias estaduais como das municipais (vicinais e urbanas).

Com base nesta demanda e na política de valorização dos municípios, o Governo do Estado desenvolveu o programa "Mato Grosso 100% Equipado", que beneficiou as 141 cidades com maquinários para garantir a trafegabilidade. 

Em 2007 houve a aquisição de 21 patrulhas para os Consórcios de Desenvolvimento Regional para trabalhar na manutenção das vias estaduais. Uma patrulha é composta de cinco caminhões; duas motoniveladoras; um PC 200 (retroescavadeira); um caminhão meloso (para abastecimento); uma prancha; um cavalinho e um camionete de apoio. Esses equipamentos são administrados pelos Consórcios vinculados ao MT Regional e atendem todas as cidades que compõem cada consórcio. O do Vale do Alto Paraguai, por exemplo, é composto de 15 municípios e as máquinas estavam no dia de hoje em Nova Maringá, portanto não conseguiram atender a demanda.

Nesse programa "Mato Groso 100% Equipado", as máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado, por meio de financiamento, e cedidos por comodato aos municípios. O MT Regional, programa ligado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, fez o levantamento da necessidade de cada município, exatamente por estar em contato direto com as demandas.

Cada cidade vai utilizar o maquinário de acordo com a sua realidade, em São José do Rio Claro, por exemplo os assentamentos serão beneficiados diretamente. O produtor Nilson Lemos de Oliveira, mora há 21 anos na região e está satisfeito por saber que agora terá uma estrada melhor para transitar. Ele mora no assentamento Banco da Terra, onde mais 29 famílias residem e utilizam os serviços no centro da cidade.

O comerciante José Angelo Monpean, dono de supermercado, também prestigiou o evento de entrega das máquinas e explicou que todos são atingidos com esse investimento. “Ajuda muito, São José tava precisando, às vezes as pessoas nem podiam vir pra cá fazer as compras”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e deputados estaduais acompanharam a comitiva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143097/visualizar/