Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Fevereiro de 2010 às 17:56

    Imprimir


A polícia da Colômbia, com o apoio da agência antidrogas norte-americana, desarticulou quatro redes de narcotraficantes e capturou 21 pessoas com pedido de extradição nos Estados Unidos na maior operação antidrogas da última década.

O diretor da Polícia Nacional, general Oscar Naranjo, revelou hoje que entre os capturados estão 12 pilotos e uma mulher acusada de ser a ligação entre os cartéis colombianos e o mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán. "Estamos diante do golpe estrutural mais importante desde que se produziu a chamada Operação Milênio", disse a autoridade, destacando o apoio da agência antidrogas dos EUA.

"Estamos falando de uma operação sustentada de dois anos que permitiu a acumulação de material incontestável de tráfico, a identificação de rotas, de aeronaves, de centros de provisão em dez países da América", disse Naranjo.

O general disse que as redes desarticuladas transportavam cocaína para quatro poderosos narcotraficantes colombianos, incluindo Daniel "El Loco" Barrera e os irmãos Javier Antonio e Luis Enrique Calle Serna. "Segundo as pesquisas, só um dos detidos tinha cinco aviões privados que foram retidos com droga na última semana. Um total de 25 aeronaves foram identificadas e retidas", afirmou Naranjo.

Desde a Operação Milênio, realizada entre 1988 e 1999, na qual foi pego Fabio Ochoa Vásquez, famoso narcotraficante da Colômbia que foi extraditado para os EUA, não se dava um golpe tão significativo às estruturas do narcotráfico na Colômbia, segundo a Polícia Nacional. A Colômbia é considerada o maior produtor mundial de cocaína e os EUA são seu principal aliado na luta contra o narcotráfico.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143365/visualizar/