Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Segunda - 08 de Fevereiro de 2010 às 12:02

    Imprimir


Nasa/Divulgação
A data inicial para lançamento era neste domingo (7), mas isso não foi possível devido às más condições climáticas.
A data inicial para lançamento era neste domingo (7), mas isso não foi possível devido às más condições climáticas.

A Nasa (agência espacial americana) lançou na manhã desta segunda-feira (8) a nave espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional. O objeto partiu da Flórida, Estados Unidos, quando ainda estava escuro na região do Centro Espacial Kennedy.

O ônibus espacial fará uma missão de 13 dias para instalar um módulo que ampliará o espaço de trabalho na ISS. A data inicial para lançamento era neste domingo (7), mas isso não foi possível devido às más condições climáticas.

O principal objetivo da missão da Endeavour é levar e instalar o Nódulo 3, também chamado de Tranquility, e a cúpula de observação, fabricados para a Nasa pelo grupo europeu Thales Alenia Space, de Turim (Itália).

Com a instalação do Tranquility – de 18 toneladas, 7 metros de largura e 4,5 de diâmetro - e da cúpula - de 1,9 tonelada, 1,5 metro de largura e 2,9 de diâmetro – a ISS ficará 90% completa, informou a Nasa.

A instalação dos módulos na estação requer três caminhadas espaciais de seis horas e meia cada uma com dois astronautas por vez. O Tranquility terá um sistema de suporte de vida mais sofisticado instalado até agora no espaço, incluindo um sistema de saneamento e controle atmosférico, assim como um compartimento para a tripulação tomar banho.

O módulo tem ainda um sistema de ligação com outros compartimentos habitáveis e veículos de transporte para astronautas ou carga. A cúpula também será acoplada ao Tranquility. Com seis janelas dos dois lados e uma janela central, todas com obturadores de proteção contra micrometeoritos, oferecerá uma vista incomparável da Terra a partir da ISS.

A Estação Internacional é um projeto do qual participam 16 países, a um custo de US$ 100 bilhões (R$ 188 bilhões) – a maior parte é financiada pelo governo dos Estados Unidos. O Orçamento entregue por Obama nesta semana prevê que o complexo funcione pelo menos até 2020.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143411/visualizar/