Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 18:54

    Imprimir


A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Barra do Garças foi desinterditada nessa terça-feira (02/02), após comprovação de que as irregularidades apontadas em um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o município e o Ministério Público Estadual foram sanadas. O órgão faz a coleta, o armazenamento e a transfusão de sangue. Produz também hemoderivados, como as plaquetas, que geralmente são ministradas aos pacientes com quadro de dengue hemorrágica.

De acordo com o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, como a UCT em Barra do Garças estava interditada, os pacientes que necessitavam de transfusão de sangue ou de qualquer outro hemoderivado eram levados para Goiânia ou Cuiabá. “Quando esse transporte não era viabilizado ou a remoção do enfermo não era recomendada em razão do quadro clínico agravado por outras complicações, a situação ficava bastante complicada”, disse o promotor de Justiça.

Segundo ele, no TAC firmado com o município foram apontadas medidas para a resolução de 54 irregularidades. “Os problemas da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Barra do Garças começaram em 2005 e vinham se agravando a cada ano. A parceria com o poder público foi fundamental para a solução dos problemas”, afirmou.

Entre as irregularidades apontadas pela Vigilância Sanitária, ele destacou a inexistência de sistema de registro informatizado, falta de programas de controle de qualidade, ausência de investimentos em capacitação profissional, problemas relacionados ao projeto arquitetônico, entre outras deficiências.

As medidas de urgências adotadas que garantiram o funcionamento da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue foram: treinamento do profissional farmacêutico bioquímico sobre controle de qualidade em imunohematologia e hemocomponetes; adequação do fluxo dos ambientes; aquisição de câmara de fluxo laminar ou outro equipamento que garanta a esterilidade do hemocomponente em caso de aliqotagem; e treinamento da equipe para realizar fracionamento com centrífuga refrigerada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143618/visualizar/