Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 19:44
Por: Hérica Gomes

    Imprimir


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca já apreendeu 550 redes desde o início da piracema, no dia 05 de novembro. As redes apreendidas totalizam 16.500 (dezesseis mil e quinhentos metros), o que corresponde a distância entre Cuiabá (trevo da saída) a Santo Antônio do Leverger (34 quilômetros ao Sul do Estado). Em comparação com os 90 dias que corresponde ao período da Piracema, a quantidade de redes apreendidas dá uma média de apreensão de 6 redes por dia.

Em comparação com último levantamento de apreensão, relativo ao período que vai do início da piracema até o dia 15 de janeiro, em praticamente todos os itens houve aumento da quantidade de materiais apreendidos. Dessa data até agora, em todo o período da piracema, foram apreendidas 106 tarrafas, 677 anzóis, 120 espinhéis, 50 canoas, 59 molinetes, 21 freezeres, 8 veículos, 17 motores popa/rabeta, 17 barcos, 7 mil 437 quilos de pescado. Nesse período (novembro e dezembro de 2009 a janeiro de 2010), também foram emitidos 85 autos de infração e 197 termos de apreensão. O total de multas aplicadas no período totalizou R$ 951.778,00.

Segundo o superintendente de Fiscalização, coronel Gley Alves, as ações em todo o Estado continuam e a população deve denunciar através do disque-denúncia, pelo telefone 0800-653838. “Nesses casos a fiscalização vai até o local para averiguar do que se trata a ocorrência”.

Para o superintendente, os resultados positivos que vêm sendo alcançados no combate a pesca predatória são decorrentes de ações estratégicas que vem sendo desenvolvidas no Estado. “Além dos procedimentos de fiscalização em campo, capacitação dos fiscais ambientais envolvidos e orientação para a população o trabalho conjunto dos órgãos envolvidos é fundamental”.

Cerca de 180 técnicos trabalham nas operações realizadas na capital e no interior. Além de técnicos e fiscais da Sema o trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Juizado Volante Ambiental (Juvam), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Núcleo de Policiamento Especializado (PM/MT), e outros.

A equipe da fiscalização de pesca alerta ainda sobre o fim do período da piracema. O prazo final vai até o dia 28 de fevereiro, mas pode ser prorrogado, caso haja necessidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143751/visualizar/