Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 09:04
Por: Jean Campos

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Governador Blairo Maggi, em clima de despedida, participa da sessão de abertura do Legislativo estadual deste ano
Governador Blairo Maggi, em clima de despedida, participa da sessão de abertura do Legislativo estadual deste ano

Na primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, o governador Blairo Maggi (PR) defendeu a harmonia entre o poder Executivo e Legislativo como fator primordial para o bom andamento dos projetos do governo do Estado. Como um dos últimos atos de sua gestão, Maggi afirmou que pretende sancionar o projeto de Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE).

“Gostaria de, como governador, assinar o projeto que institui o zoneamento de Mato Grosso. O Estado precisa mostrar qual a sua política ambiental e estamos muito perto disso”, exclamou o governador.

Na solenidade de abertura do ano legislativo, Maggi esteve acompanhado de quase todo o secretariado. A leitura oficial da mensagem do governo foi feita pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki. Além da maioria dos deputados, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB); o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Paulo da Cunha; e o defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes.

Maggi agradeceu e pediu o apoio dos deputados para a aprovação dos projetos previstos no orçamento de 2010. Ele acredita que o sucessor, Silval Barbosa (PMDB), não terá problemas em tocar o governo do Estado a partir de abril. “Nossas demandas são maiores que as possibilidades financeiras. Mas aí está o desafio do bom administrador. Silval já foi deputado e presidente da Assembleia Legislativa, por isso acredito que ele não terá problemas em dar encaminhamento aos projetos do Governo”, ressaltou o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), complementou Maggi afirmando que, se Silval mantiver a postura que o governador republicano construiu em sete anos de mandato, terá o apoio do Legislativo. “É comum ouvirmos que não há oposição na Assembleia. Se isso acontece é porque o governador conseguiu manter o diálogo com todas as bancadas”, afirmou Riva.

Ao final da sessão, o relator do projeto do zoneamento, deputado Alexandre César (PT), aumentou as expectativas de Blairo Maggi e afirmou que há grandes chances do projeto ser votado antes de Maggi deixar o Palácio Paiaguás. “Estamos avançados nas discussões. A Comissão de Zoneamento vai apresentar o relatório no Plenário e os deputados irão votar o projeto e propor emendas. Acredito que até o final de março concluiremos o processo”, afirmou Alexandre César. Após a sanção do governador, ainda será necessário a aprovação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Nacional do Zoneamento para a implementação do projeto.

ZONEAMENTO - O ZSEE prevê uma política de desenvolvimento sustentável para Mato Grosso considerando os meios físicos, bióticos e socioeconômicos. O Plano também busca racionalizar a ocupação de espaços territoriais e redirecionar metas e diretrizes para exploração de áreas ambientais. Há ainda levantamentos para elaboração e execução de planos regionais na busca do desenvolvimento sustentável nas 12 regiões de planejamento existentes em Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/143852/visualizar/