Repórter News - www.reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Segunda - 01 de Fevereiro de 2010 às 22:41

    Imprimir


Agência Brasil
Lançada por Lula, Dilma Rousseff (PT) deve enfrentar José Serra (PSDB) na eleição de outubro.
Lançada por Lula, Dilma Rousseff (PT) deve enfrentar José Serra (PSDB) na eleição de outubro.

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (1º) que mostra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, encostando no governador de São Paulo, José Serra, animou os entusiastas da pré-candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sucessão presidencial. Tucanos, entretanto, afirmaram que a pesquisa mostra que Dilma faz campanha antes da hora permitida pela legislação eleitoral e que, quando se declarar candidato, Serra irá deslanchar.

Cabo-eleitoral número um de Dilma, Lula comemorou a subida da ministra, que fica a apenas 5 pontos de Serra no cenário em que Ciro Gomes também está na disputa.

- Não há pressão que consiga subir com a pesquisa de hoje. Isso mostra que as pessoas estão compreendendo o que está acontecendo no Brasil.

Para o vice-presidente José Alencar, o crescimento de Dilma já era esperado e deve se intensificar conforme a ministra rode o Brasil.

- Ela está chegando. Tem muito Brasil ainda para visitar.

Já na oposição, o bom desempenho de Dilma gerou críticas e desdém. Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a alta confirma que Dilma está fazendo campanha política ao lado de Lula antes do prazo determinado pela Justiça eleitoral.

- Estamos absolutamente tranquilos. É natural que a Dilma cresça pois ela já está em campanha. Só no meu Estado [Pernambuco] ela foi três vezes este ano.

O presidente do PSDB paulista, deputado federal Mendes Thame, disse que as forças de Serra e Dilma irão se equilibrar quando Serra entrar efetivamente em campanha.

- O crescimento de Serra nas pesquisas se dará quando ele começar a fazer campanha. Isso só vai acontecer em dois meses. Os candidatos só estarão em igualdade de condições em junho, quando começar a campanha eleitoral na televisão.

Para analistas ouvidos pelo R7, entretanto, a alta da ministra vai pressionar o governador paulista no sentido de que ele assuma a candidatura antes do que ele pretendia. Segundo o cientista político Leoardo Barreto Barreto, da UnB (Universidade de Brasília), o tucano vai tentar assumir rapidamente a condição de candidato para não perder mais espaço para a candidata do presidente Lula.

Na comparação com a pesquisa anterior do Sensus, Serra, na primeira colocação, foi de 31,8% para 33,2% das intenções de voto. Dilma, em segundo, saltou de 21,7% para 27,8%. Ciro Gomes aparece com 11,9% e Marina Silva, com 6,8%. No cenário sem Ciro, Serra tem 40,7% e Dilma, 28,5%.

Na simulação de segundo turno, o tucano tem 44% e a petista, 37,1%. Na pesquisa espontânea, quando não são sugeridos candidatos aos entrevistadores, o presidente Lula, que não vai disputar a eleição, aparece com 18,7%. Dilma tem 9,5% e Serra, 9,3%.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144021/visualizar/