Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 01 de Fevereiro de 2010 às 18:52

    Imprimir


Na tentativa de melhorar uma imagem recentemente desgastada, a Toyota deu início nesta segunda-feira (1º) a uma campanha em que informa ter a solução para o acelerador defeituoso dos veículos convocados na Europa para revisão na semana passada. A montadora anunciou também que os reparos começarão nesta semana.

O presidente e executivo-chefe da Toyota nos Estados Unidos, Jim Lentz, liderou a campanha e apareceu no "Today", do canal NBC, um dos programas matinais mais populares da TV americana. A companhia também distribuiu um vídeo aos principais meios de comunicação do país.

- Desenvolvemos um plano global para solucionar o pedal do acelerador nos veículos da Toyota convocados para revisão. Mas em primeiro lugar, quero me desculpar de forma sincera com os proprietários de veículos Toyota. No entanto, como já destacaram muitos especialistas do setor automotivo, o dano já está feito.

De acordo com o site Edmunds, que analisa o mercado do setor nos EUA, as vendas da Toyota em janeiro, que serão anunciadas nesta terça-feira (2), caíram 4,6% em relação a janeiro de 2009 e a fatia  de mercado da montadora ficará em 14,7%, a menor desde março de 2006. De acordo com o site, a Toyota será a única das sete principais montadoras a ter queda nas vendas em janeiro.

O executivo defendeu a ação da empresa japonesa em relação às críticas de que teria agido com muita lentidão e minimizado a magnitude do problema.

- Sabemos que as chamadas para revisão causaram preocupações. Realmente sinto. A Toyota sempre foi orgulhosa de produzir veículos de alta qualidade e resistentes em que seus clientes pudessem confiar.

Segundo o principal diretor da Toyota na América do Norte, os primeiros relatórios sobre os problemas com o pedal do acelerador em alguns modelos chegaram à companhia em outubro e, de forma imediata, foram realizados testes para comprovar qual era o inconveniente. Lentz disse que não teria deixado que a família ou amigos dirigissem carros da Toyota "se soubesse que não eram seguros".

A inusitada presença de Lentz na televisão americana e a campanha publicitária lançada pela Toyota são uma prova de que os aceleradores defeituosos se tornaram realmente um problema de grandes dimensões para a maior produtora de automóveis do mundo.

Em 26 de janeiro, após várias semanas de queixas de consumidores e acusações na imprensa, a Toyota se viu obrigada a anunciar a suspensão temporária da venda de oito modelos, assim como da produção a partir desta segunda-feira, por defeitos no pedal de aceleração. Os veículos afetados pela decisão são RAV4 (2009-2010), Corolla (2009-2010), Matrix (2009-2010), Avalon (2005-2010), alguns Camry (2007-2010), Highlander (2010), Tundra (2007-2010) e Sequoia (2008-2010).

Juntos, esses carros representam 65% das vendas da Toyota nos EUA. O anúncio foi o segundo da empresa relacionado a problemas no pedal, que trava e faz o carro acelerar contra a vontade do motorista. Em 21 de janeiro, a Toyota disse que teria que convocar para revisão 2,3 milhões de unidades pelo mesmo problema. E, seis dias depois, fez o recall de mais de 1,1 milhão. No total, a Toyota se viu obrigada a chamar para revisão quase 5,4 milhões de veículos nos EUA.

O defeito também apareceu em modelos produzidos por General Motors, Peugeot e Citroën, montadoras com as quais a Toyota tem acordos de produção na América do Norte e na Europa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144037/visualizar/