Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 01 de Fevereiro de 2010 às 13:51
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


Aproximadamente cem mil cabeças de todo o rebanho de bovinos e bubalinos, de zero a 12 meses, na faixa da fronteira de Mato Grosso deverão ser imunizadas contra a febre aftosa a partir desta segunda-feira (01.02).

As ações para a vacinação oficial, de responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) na zona de vigilância sanitária do Estado, na fronteira com Bolívia, abrangem os assentamentos rurais e reservas indígenas, nos municípios de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. As 630 propriedades, localizadas num raio de 15 quilômetros entre Mato Grosso e a Bolívia, devem cumprir o cronograma de imunização dos animais e vacinar durante o mês de fevereiro. Os produtores rurais do Estado, por meio do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa), financiaram as vacinas para os pecuaristas desta região adquirindo as cem mil doses da vacinas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, as ações do Governo do Estado, por meio do Indea/MT, são pontuais em manter a imunidade do rebanho jovem nessas áreas de maior risco com procedimentos necessários para uma correta imunização, por isso toda a vacinação é oficial. “Nestas propriedades rurais é imprescindível a manutenção da sanidade nas propriedades mato-grossenses. Trabalho fundamental para a reabertura da comercialização com a China, União Européia e Chile, entre outros países; e a conquista de novos mercados para exportação", avaliou o secretário.

O presidente do Indea/MT, Decio Coutinho, lembrou que a Bolívia ainda não foi reconhecida como área livre da febre aftosa com vacinação, assim os rebanhos das regiões que compreendem os municípios na fronteira deverão ser imunizados três vezes ao ano contra a doença. "Nestas localidades temos que manter a segurança e impedir que o rebanho mato-grossense corra o risco da reintrodução do vírus da febre aftosa. A nossa expectativa é que 100% do rebanho seja vacinado, já que a realização da vacinação oficial é de responsabilidade de técnicos e veterinários do Indea/MT nas fazendas, no prazo estipulado, garantindo a proteção do rebanho com ações de controle de trânsito em barreiras fixas e móveis", concluiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144078/visualizar/