Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 31 de Janeiro de 2010 às 14:39
Por: Ariane Laura

    Imprimir


Em 2009, os artistas e produtores culturais foram convidados a se cadastrarem e se habilitarem para prestar serviços para a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Por meio do Programa Estadual de Interiorização da Cultura, a SEC disponibilizou Editais de Intercâmbio e Ações Artístico-Culturais. No total, foram 730 inscrições e 551 agentes habilitados.

No decorrer do ano foram disponibilizadas também uma série de atividades entre elas apresentações artísticas, nas áreas de música, teatro, dança e cultura popular, e capacitação dos profissionais. Essa ação foi resultado de parcerias com Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias e Coordenadores de Cultura, e a Sociedade Civil Organizada, como Associações Artísticas, Sociais e Ambientais.

A partir de uma política de descentralização da cultura todos os polos de planejamento do Estado foram atendidos. Somente para pessoas físicas foram investidos R$ 542.907,90 em mais de 481 cachês artísticos individuais, em atendimento a uma demanda de aproximadamente 450 processos de solicitações de parcerias. O público beneficiado com capacitação é de 9.000 pessoas e 40 mil pessoas com espetáculos gratuitos.

Outra ação desenvolvida pela SEC no ano passado com o intuito de democratizar as Políticas Públicas Culturais foi a Caravana da Cultura, que percorreu 19 municípios realizando seminários para gestores culturais, técnicos, conselheiros e agentes municipais. Os servidores e gestores da caravana levaram informações sobre Patrimônio, Parcerias Público-Privadas, Participação Social nas Políticas de Cultura e os editais do Intercâmbio e do Proac.

Os municípios que receberam a caravana foram: Rosário do Oeste, Nobres, Acorizal, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, São Jose dos Quatro Marcos. Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger, Poconé, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Juara, Juína, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santissima Trindade, Tangará da Serra e Barra do Bugres.

Atendendo a demanda por mais qualificação na elaboração de projetos e estimulando a organização social na cultura, a SEC, pela Coordenadoria de Ações Artístico-Cultural, promoveu ainda em 2009 três atividades de capacitação. Todas foram realizadas no Palácio da Instrução nos meses de maio, junho e setembro.

A última citada foi ministrada pela servidora do Ministério da Cultura, Lyara Apostólico. Inicialmente foram ofertadas 40 vagas. No fim, a oficina contou com a presença de 96 participantes entre agentes culturais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sapezal, Juína, Barra do Bugres, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Cáceres, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Comodoro, Chapada dos Guimarães e Poconé.

Em dezembro, a SEC foi parceira do Ministério da Cultura (MinC) na realização da etapa profissional do Programa de Capacitação em Projetos, no Mato Grosso Palace Hotel. O Programa de Capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144154/visualizar/