Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 30 de Janeiro de 2010 às 07:55

    Imprimir


O drama dos motoristas que moram na Baixada Fluminense e precisam enfrentar os constantes engarrafamentos da Rodovia Presidente Dutra pode estar perto do fim. Dentro de dez dias, a concessionária Nova Dutra vai implantar uma pista reversível para desafogar o trânsito no trecho próximo a Nova Iguaçu. Ela funcionará de segunda a sexta-feira no horário de pico da manhã, das 5h às 10h, no sentido Rio de Janeiro. Mas o trânsito na reversível será proibido para vans, ônibus e Kombis de transporte de passageiros.

O trecho a ser modificado tem 2,3 km de extensão e fica entre o Km 172,7, em Belford Roxo, e o Km 170,4, em São João de Meriti. Com a medida, os motoristas passarão a contar no horário da manhã com duas pistas no sentido Rio de Janeiro. A direção São Paulo terá só uma. Segundo a concessionária Nova Dutra, cerca de 162 mil veículos circulam diariamente pela rodovia.

De acordo com empresa, o dia exato do início da reversível não foi definido, porque ainda há obras de sinalização no local. Falta também conciliar a data com a agenda do governador Sérgio Cabral. No primeiro dia da reversível, haverá também a inauguração oficial dos 3,9 km de duplicação da pista no sentido São Paulo, entre Belford Roxo e São João de Meriti. O acesso já foi liberado para motoristas, mas a obra ainda não foi badalada pelas autoridades. Antes de ela ficar pronta, havia grandes congestionamentos devido ao estreitamento da pista, perto da saída da Linha Vermelha.

Para o engenheiro Sérgio Balloussier, especialista em transportes urbanos, a medida só alivia, mas não resolve o problema do trânsito: "A solução seria a construção definitiva de uma faixa marginal no sentido Rio, a exemplo do que foi feito na direção São Paulo". A Nova Dutra informa que já enviou um estudo para fazer a ampliação, no trecho da Baixada Fluminense, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e que aguarda a aprovação.

Prefeitura tentou restringir acesso de caminhões à via
O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), comemorou a decisão de criar a faixa reversível na Dutra. Em junho, como forma de pressionar a Nova Dutra a encontrar uma solução para os congestionamentos, ele publicou decreto que restringia o acesso de caminhões no trecho de Nova Iguaçu. A alegação foi a poluição ambiental. Depois, voltou atrás.

"A nova faixa vai melhorar uns 70% para os motoristas. Quando fiz aquele decreto, fui mal interpretado por caminhoneiros. Queria uma solução para os congestionamentos", justificou o prefeito Lindberg Farias.





Fonte: O DIA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144286/visualizar/