Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 13:43
Por: André Michells

    Imprimir


O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, Detran/MT (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso) e Coordenadoria de Renaest (Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito) estão implantando em Sinop um Sistema de Estatística de Acidentes de Trânsito, que irá qualificar não só o conhecimento de dados estatísticos gerais, mas também a identificação dos locais de maior frequência de acidentes na malha viária urbana e os fatores circunstanciais da sua ocorrência, para a definição das intervenções de engenharia, fiscalização, operação e educação de trânsito.

Sinop é a primeira cidade de Mato Grosso a receber esse sistema. Essa iniciativa atende ao artigo 24 § IV do Código de Trânsito Brasileiro, que cita a competência dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição para coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas.

“Neste sistema que se encontrarão elementos científicos sobre o perfil das pessoas e dos veículos envolvidos, os locais concentradores de acidentes, os tipos de acidentes. Todos estes dados serão completos, porque haverá coleta de dados de ocorrências da Polícia Civil, Militar e Guarda de Trânsito”, informou a Coordenadora Estadual do Renaest, Sandra Rodrigues do Egito. “A partir de uma série histórica confiável sobre acidentes de trânsito, podem ser criados programas eficazes de prevenção de acidentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, reforçou.

Os dados estatísticos de acidentes de trânsitos, processados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal de Trânsito e os registros lavrados por essas autoridades estão sendo armazenados em um banco de dados de uma página da web, obtendo-se estatísticas científicas, sem duplicidade e garantindo conceitos comuns sobre acidentes, além de garantir agilidade na busca de outros resultados como o levantamento sobre as quantidades de acidentes sem vítimas, com vítimas e com vítimas fatais, por:

1. Qualquer período de tempo (dia, mês...)

2. Dia da semana e hora;

3. Tipo de veículo;

4. Tipo de acidente;

5. Perfil dos condutores (faixa etária e sexo);

6. Condição do tempo e da pista;

7. Locais com maior incidência de acidentes;






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144370/visualizar/