Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 11:37

    Imprimir


A ginasta Daiane dos Santos foi suspensa por cinco anos pela Federação Internacional de Ginástica. A punição foi divulgada pela entidade nesta quinta-feira (27) e começa a valer a partir desta data.

Daiane corria o risco de suspensão por dois anos após ter sido flagrada no exame antidoping por uso do diurético Furosemida (substância encontrada), comprovado na amostra de urina. Segundo a federação, a ginasta não contestou o resultado positivo do exame e não pediu uma nova análise.

O relatório da entidade diz que a brasileira não pediu uma autorização para usar a substância, alegando não saber que poderia pedir uma permissão. Daiane não questionou o conteúdo do medicamento antes de usá-lo, de acordo com o relatório.

A atleta alegou ter usado Furosemida para fins terapêuticos e não negou o uso da substância. Daiane pediu desculpas e disse que se sente envergonhada perante sua família e confederação, seu país e outros ginastas, aponta o relatório.

O conselho disciplinar da federação disse que levou em conta fatores atenuantes para reduzir a pena de Daiane.

Relembre o caso

A "má notícia" por parte da FIG teria chegado ao conhecimento de membros da delegação brasileira que esteve em Copenhague, Dinamarca, pouco depois da eleição do Rio de Janeiro para a Olimpíada-2016. A FIG teria informado que notificou a atleta diretamente.

O resultado do teste antidoping de Daiane foi divulgado no dia 30 de outubro do ano passado. No fim de dezembro do ano passado, a Federação Internacional de Ginástica elogiou a defesa apresentada por Daiane e admitiu chance de absolvição, o que não se confirmou.

Daiane terá 21 dias para recorrer da decisão no próprio tribunal arbitral da entidade e, depois, na CAS (Corte Arbitral do Esporte), instância máxima em casos de justiça desportiva.

A ginasta dará uma entrevista coletiva às 15h30 (no horário de Brasília) desta sexta, no clube Pinheiros, na capital paulista, para comentar a punição.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144383/visualizar/