Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 14:27
Por: Ronaldo Couto/Barra do Garças

    Imprimir


Dez presidiários considerados de alta periculosidade fugiram nesta madrugada de quinta-feira (28) do Presídio de segurança Máxima de Água Boa, a 780 km de Cuiabá, no leste do Estado. É a primeira fuga em massa do Presídio Major Zuzir Alves, considerado um dos mais modernos de Mato Grosso e que custou R$ 14 milhões aos governos federal e estadual.

A fuga revela uma fragilidade incrível, com método de fuga à moda antiga: com serras e maria-tereza (corda feita de lençóis). Os presidiários serraram as grades e aproveitaram a madrugada para fugir escalando o muro de seis metros do presídio, sem que os agentes prisionais e policiais militares percebessem.

A diretora do presídio, Cida Martins, informou ao secretário de Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado, sobre a fuga nesta manhã e pediu apoio da polícia para recapturar os fugitivos.

A  fuga preocupou o comandante da PM no Araguaia, coronel Valdemir Barbosa, que disse que vai instaurar um inquérito militar para apurar o que ocorreu no momento da fuga. “Nós queremos explicações dos policiais porque, até que se prove o contrário, alguém dormiu na guarda”, disse, irritado.

O coronel Barbosa deixou claro que vai apurar com rigor essa situação porque ele suspeita que houve alguma tipo de negligência na fuga. “Os dez policiais vão ter que dizer quem estava acordado na hora de fuga e por que não percebeu nada. Esse caso será apurado com todo o rigor”, afirmou.

O presídio de Água Boa conta com elementos perigosos de crimes praticados até mesmo em outros estados. Foi construído pelo governo federal em parceria com o governo estadual sob protesto da população local que chegou a ficar irritada com a decisão do prefeito Maurício Tonhá (PR), que cedeu o terreno.

A população acredita que o presídio traz insegurança porque quadrilhas e elementos ligados aos presos acabam se mudando para a cidade, aumentando o índice de insegurança na região.

Recentemente houve uma revolta de policiais militares da cidade de Barra do Garças que não queriam a transferência para Água Boa e que são obrigados a seguir de micro ônibus para trabalhar naquela cidade. Existe um pedido para realização de concurso urgente para suprir as vagas de PMs na guarda externa do presídio.

Confira quem são os fugitivos:

Uemerson Lopes de Oliveira, 31 – preso em Nova Nazaré – cumpre 22 anos de cadeia por roubo.

Divan Martins de Oliveira, 20 – preso em Água Boa – cumpre pena de 6 anos por roubo.

Adriano Alves da Costa ‘Tuzinho’ – 19 – preso em Água Boa – cumpre 9 anos por roubo.

Odair Pereira Cordeira, 31 – Preso em Porto Alegre do Norte – cumpre 22 anos por furto e roubo.

Valdeir Ferrez Pereira, 27 – Preso em Juína – cumpre 25 anos de pena por latrocínio.

Wilson da Silva ‘Carequinha’, 25 – Preso em Cáceres – cumpre pena de 12 anos por furto.

Wemerson Almeida Lopes, 21 – Preso em Canarana – Preventiva por homicídio.

Ozair Borges dos Santos ‘Izais’, 21 – Preso em Lucas do Rio Verde – cumpre pena de 44 anos por latrocínio e roubo.

Luciano Soares dos Santos ‘Gambá’ – preso em Pontes e Lacerda – cumpre pena de 28 anos.

Norivaldo Cebalho Teixeira, 26 – preso em Cáceres – cumpre pena de 12 anos por roubo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144493/visualizar/