Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 27 de Janeiro de 2010 às 20:34

    Imprimir


O Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) protocolou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um requerimento pedindo a suspeição dos desembargadores  José Tadeu Cury, Evandro Stabile e Jurandir de Lima. Motivo:  filhos de dois deles são nomeados como assessores na Assembléia Legislativa. Segundo Antônio Cavancalte Filho, coordenador do movimento no Estado, tais nomeações afastam  a necessária isenção dos magistrados para julgar eventuais processos envolvendo parlamentares.

De acordo com a representação, dois filhos do desembargador Jurandir ocupam cargos no Legislativo: Jurandir de Lima Junior e Tássia Fabiana Barbosa de Lima. Eles foram nomeados por meio de ato publicado no Diário Oficial  edição do dia 25 de abril de 2006. O desembargador Evandro Stabile, que é também presidente do Tribunal Regional Eleitoral, tem a filha Daniele Luizari Stabile, nomeada na assessoria do presidente do Legislativo, José Riva (PP).

Quanto a Cury, o MCCE pede ao CNJ a suspeição em função da decisão que tomou ao conceder liminar em mandado de segurança contra a decisão de outros magistrados -  o que é, segundo Cavalcante Filho, “proibido por lei”. A ação envolve o próprio  deputado José Riva (PP),atual presidente do Legislativo, que teve restabelecido o pleno exercício das funções administrativas como presidente do Legislativo Estadual. Numa escala de críticas, para o MCCE, Riva é beneficiário de ações por parte do Judiciário de Mato Grosso.

No segundo semestre de 2009 a Vara Especializada em Ações Civis Públicas e Ações Populares de Cuiabá proferiu duas sentenças condenatórias contra o  parlamentar Riva e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado,  Humberto de Mello Bosaipo.  Numa ação, tornou-se certa a obrigação de o deputado e o conselheiro terem que devolver R$ 2,6 milhões e n’outra sentença a condenação foi de R$ 3,7 milhões.

Por decisão do MCCE, foi pedido o apoio de outras entidades nacionais para acompanhar, no CNJ, os processos em que a cidadania de Mato Grosso tenha interesse, principalmente insistir para que seja realizada a audiência pública do Poder Judiciário, requerida ainda no ano passado, a fim de verificar a atuação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144581/visualizar/