Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 26 de Janeiro de 2010 às 09:49
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Em reunião nesta segunda (25), a executiva regional do PSDB anunciou que o PPS deve integrar à tríplice-aliança (PSDB-DEM-PTB) nas eleições deste ano, mesmo com o posicionamento do presidente regional Percival Muniz, que defende a pré-candidatura de Mauro Mendes (PSB) a governador. Acontece que o tucanato foi comunicado sobre a decisão do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, de, se necessário, intervir no Regional para garantir que o PPS esteja com o PSDB, seguindo a verticalização das alianças. Esse pedido, segundo foi discutido na reunião do tucanato, partira do presidenciável José Serra (PSDB) em contato direto com Freire. Caso a intervenção aconteça de fato, o tabuleiro político deve ser alterado, pois Mendes perderia um dos braços de sua pré-campanha, que é o PPS de Muniz.

A agremiação socialista faz parte hoje da chamada Frentinha, composta pelo PSB e PDT e mais outros nanicos, como PV, PC do B, PRTB, PSC, PMN e PRB. Esse tipo de intervenção pode implodir a chamada terceira via, liderada por Mauro Mendes, que disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2008 e perdeu no segundo turno para o tucano Wilson Santos, principal aposta do PSDB na corrida à sucessão estadual. Se o PPS cair nos braços de tucanos e democratas, restará a Mendes contar com apoio do PDT como legenda mais representativa. Por enquanto, Percival, que está de férias em Londres, ainda não conversou com Freire sobre o rumo que o partido vai tomar em Mato Grosso.

Participaram da reunião, que terminou na madrugada desta terça (26), o prefeito Wilson Santos, o deputado Guilherme Maluf, o ex-senador Antero Paes de Barros e a deputada federal Thelma de Oliveira, que comanda o PSDB estadual. Também estiveram presentes o vice-prefeito Chico Galindo e o ex-senador Osvaldo Sobrinho, ambos do PTB. Thelma e Wilson viajam para Brasília nesta terça. Vão participar de uma audiência com Freire. "De cima para baixo", eles batem duro para concretizar aliança com os socialistas.

Wilson e Thelma tentam afinar o discurso e abafar com crises internas, inclusive entre as duas famílias, depois que o sobrinho da deputada, advogado Leonardo Oliveira, se distanciou da administração tucana com sua exoneração do cargo de segundo escalão. A maior preocupação de Wilson é com Armando de Oliveira, irmão do ex-governador Dante de Oliveira, que faleceu em 2006. O empresário e dono da Amper é tido como o mais influente da família Oliveira e o pré-candidato tucano não quer perdê-lo como aliado.

Senado

Antero disse no encontro dos tucanos que não deseja concorrer ao Senado. Mesmo assim, ele voltou a ser pressionado para encarar o projeto. Propôs que o partido escolha outro nome. Sua intenção é disputar cadeira de deputado estadual. O tucanato quer aprofundar essa discussão, principalmente para reforçar o projeto majoritário, no encontro que terá nesta quarta, em Cuiabá, com as presenças do presidente nacional, senador Sérgio Guerra (PE), também de Marisa Serrano, senadora sul-mato-grossense.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/144821/visualizar/