Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 19 de Janeiro de 2010 às 20:12

    Imprimir


Terminou sem sucesso o primeiro dia de testes feitos pela Nasa (agência espacial dos EUA) para saber se a sonda Phoenix, que está em Marte, ainda funciona. Não foi registrado qualquer sinal de “vida” do equipamento.

A Phoenix é uma importante sonda da Nasa que chegou a Marte em maio de 2008 e explorou o solo do planeta por cinco meses, dois a mais do que o previsto. Em novembro daquele ano o equipamento parou de se comunicar com a Terra, principalmente por causa da falta de Sol no polo Norte de Marte, onde o trabalho era feito.

Agora, a Nasa está verificando se a Phoenix parou de funcionar mesmo ou se ainda está viva, algo bastante improvável, já que seus equipamentos não foram desenvolvidos para suportar as baixíssimas temperaturas do inverno em Marte.

Uma outra sonda chamada Mars Odyssey, que “viaja” em torno de Marte, passou algumas vezes por perto de onde a Phoenix pousou, mas não detectou sinais de rádio emitidos pelo equipamento que está no solo – o primeiro sobrevoo aconteceu às 21h38 no horário de Brasília desta segunda-feira (18). Até a próxima quinta-feira (21) estão previstos 30 sobrevoos da Mars Odyssey.

O brasileiro Ramon De Paula, chefe dessa missão da Phoenix na Nasa, diz que esse “fracasso” já era esperado.

– Quero deixar claro que não esperamos receber nenhum sinal, mas esse esforço todo é só em caso de a Phoenix ter sobrevivido ao inverno.

O trabalho da Phoenix marcou uma nova era nos estudos sobre as características do planeta, já que desde 1976 a Nasa não conseguia fazer um equipamento de esse tipo pousar no local. Com os dados coletados foi possível, por exemplo, que o cientista brasileiro Nilton Rennó, da Universidade de Michigan (EUA), indicasse a existência de água líquida – bastante salgada – no local.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/145488/visualizar/