Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 19 de Janeiro de 2010 às 15:00

    Imprimir


Brennan Linsley/AP
Cientista diz que macacos conseguem escolher as árvores que têm mais alimentos.
Cientista diz que macacos conseguem escolher as árvores que têm mais alimentos.

Um estudo realizado por cientistas alemães descobriu que macacos têm o poder de entender conceitos básicos de matemática como adição e subtração.

Para chegar ao resultado final da pesquisa, professores da Universidade de Tubingen mostraram aos animais uma tela cheia de pontos. Depois de algum tempo, os animais foram colocados em frente a imagens cheias de pontos. Eles conseguiram identificar qual imagem apresentava quantidade de pontos semelhantes a que viram na tela.

As formas das figuras eram trocadas para que se garantisse que os macacos não estavam apenas decorando as imagens. Quando acertavam na comparação, os macacos recebiam maçãs ou água como recompensa. O índice de acerto foi de 90%.

Andreas Nieder, professor e coordenador da experiência, disse ao jornal britânico Telegraph que a matemática significa uma vantagem para a espécie.

- É uma versão primitiva da matemática que dá uma vantagem de sobrevivência. Por exemplo, na escolha de uma árvore mais abundante em alimentos. Da mesma maneira, o macaco tem a noção do número de indivíduos em seu grupo social e faz uma comparação com a quantidade nos grupos rivais.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/145517/visualizar/