Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 22:36

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira para o colega dos Estados Unidos, Barack Obama, que está preocupado com o acúmulo de funções da missão de paz da ONU no Haiti, a Minustah, que é liderada militarmente pelo Brasil, após o terremoto de magnitude 7 do último dia 12. Lula teria dito ao colega norte-americano que a "Minustah não pode cuidar de tudo" e que foi "uma desgraça o que ocorreu com o povo haitiano".

Segundo o Palácio do Planalto, Obama telefonou na tarde desta segunda-feira para tratar das ações de cooperação entre os dois países e disse que o Brasil é o principal parceiro dos Estados Unidos na operação de ajuda aos haitianos.

O relato de brasileiros aponta que a Minustah, que atua na segurança do país, estaria sendo desviada especialmente para realizar a distribuição de água e alimentos, atividade reservada para o governo haitiano. Lula informou ao colega que pediu aos ministros brasileiros que encontrem alternativas para aliviar a Minustah.

Em uma conversa que durou cerca de 15 minutos, o presidente norte-americano também elogiou a liderança dos brasileiros nas ações a favor do Haiti e comentou que ocorrerá no próximo dia 25 uma reunião no Canadá com vários ministros de Relações Exteriores para tratar da ajuda ao Haiti.

Obama disse ainda a Lula que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, também está mobilizando os governos doadores para uma reunião a ser realizada na Martinica, uma ilha francesa localizada no Caribe.

A expectativa é que o Brasil, os EUA e o Canadá liderem a comunidade de doadores junto com outros interessados. Conforme interlocutores, Lula está disposto a participar de qualquer encontro e se for preciso mudará sua agenda porque o "Haiti precisa de ajuda". Obama disse que o Brasil e os EUA precisam atuar juntos, uma vez que as duas forças comandantes se entendem bem e o Brasil tem a grande vantagem de conhecer a geografia a população e os costumes locais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/145590/visualizar/