Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 13:32
Por: Luana Braga

    Imprimir


Dar continuidade aos programas de governo ampliando as ações que promovam o desenvolvimento social em todo estado. Essa foi a prioridade apontada pelo vice-governador Silval Barbosa (PMDB) para o período em que estiver à frente do Poder Executivo estadual - a partir do dia 31 de março -, durante entrevista concedida à TV Centro América, na manhã desta segunda-feira (18.01). 

“O governo Blairo Maggi é um governo de realizações, que se destaca pelo modelo arrojado de gestão marcado pela transparente e ousadia. Tenho a missão de manter o alto índice de crescimento, avançando ainda mais nos programas de governo”, afirmou Silval, lembrando que, conforme dados do IBGE, Mato Grosso cresceu 111% nos últimos 10 anos.  

Dentre os programas a serem mantidos estão: o de Habitação com a meta de fechar 2010 com a construção de mais de 80 mil casas populares e o de pavimentação asfáltica, que deve chegar a marca de quatro mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas.

Além disso, o Governo do Estado prepara-se para colocar em prática o maior programa de entrega de maquinários direto para as prefeituras do país. Ao todo, serão entregues 705 equipamentos, entre máquinas e caminhões, destinados à manutenção das estradas municipais.

A estruturação da Capital mato-grossense, Cuiabá, e regiões adjacentes para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 é outro ponto a ser trabalhado por Silval Barbosa durante o período em que ele estiver no comando do estado.

“Mato Grosso já está bem à frente das demais cidades sub-sedes da Copa. Nós já nos organizamos administrativamente com a criação de uma agência que dará suporte na execução dos compromissos pactuados com a FIFA, a Agecopa, e temos recursos garantidos para as obras essências (construção da arena) e obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande”, assegurou.

De acordo com ele, a previsão é de que sejam investidos R$ 1 milhão do caixa do Governo do Estado nas ações voltadas para a Copa. “Isso sem contar com os recursos do Governo Federal que também dará uma contrapartida significativa e os investimentos da iniciativa privada”, destacou Silval.

Questionado quanto à composição do secretariado para o período em que estiver à frente do Palácio Paiaguás, Silval ressaltou que as mudanças ocorrerão de forma natural, levando em consideração, principalmente, o fato de ao menos seis secretários deixar o governo para disputar as eleições neste ano. Segundo ele, toda mudança será feita de forma supra-partidária.

“Há poucos dias, tivemos algumas mudanças com a posse do Osmar de Carvalho na Comunicação e do Vicente Falcão na Secretaria Extraordinária de Apoio às Políticas Ambientais e Fundiárias. Sabemos que seis a sete nomes deverão deixar o governo para concorrer a cargos nas eleições de 2010, o que promoverá uma renovação natural do secretariado”, observou.

Durante a entrevista, o vice-governador, que já assumiu interinamente o governo estadual por mais de seis meses, também falou sobre como será conciliar o trabalho gestor governamental e de pré-candidato ao cargo de governador.

“Quando se tem uma equipe entrosada, com programas pré-estabelecidos e que trabalha de forma planejada é possível conciliar as duas funções. Nós temos um período do dia para trabalhar as ações de Governo e o da noite, final de semana e feriados para trabalhar o projeto político. Tenho certeza que estarei muito focado na gestão, principalmente porque 2010 é um ano em que se encerra o exercício do mandato e que, portanto, não pode deixar restos a pagar”, ressaltou.

Por fim, Silval Barbosa destacou a importância do empenho de toda a sociedade no combate ao mosquito da dengue. “Esse combate deve ser constante. É preciso fazer um trabalho permanente de gestão com o envolvimento da sociedade como um todo”, frisou Silval, garantindo o empenho do Governo do Estado na guerra contra o mosquito.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/145645/visualizar/