Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Janeiro de 2010 às 15:38

    Imprimir


Mato Grosso lidera, pelo segundo mês consecutivo, a lista dos Estados com o melhor custo-benefício entre os derivados da cana-de-açúcar e do petróleo. Ou seja, abastecer o veículo com álcool (etanol) continua sendo mais econômico, mesmo com o aumento dos preços nos últimos meses. Abastecer com álcool continua vantajoso em apenas nove Estados brasileiros, segundo resultado do último levantamento promovido pelo Ticket Car.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), Fernando Chaparro, afirma que o setor tem expectativa que neste ano o mercado mantenha um desempenho semelhante a 2009.

"Se for mantida uma produção normal este ano, como no ano passado, teremos um preço estável e com possibilidade de abaixar, por causa da oferta grande. Mas nós, enquanto comércio, não podemos prever nada. Tudo depende da produção de combustíveis, das usinas", pontua Chaparro.

A vantagem de abastecer a álcool em Mato Grosso chega a 40,3%, seguido de Goiás e São Paulo. O etanol mais caro do Brasil é encontrado no Amapá, com preço médio de R$ 2,25, enquanto que as bombas mato-grossenses registram uma média de R$ 1,70 por litro.

Apesar de em dezembro, segundo o levantamento, o etanol ter sofrido alta em torno de 12%, abastecer os carros flex com gasolina ainda fica mais caro. A autonomia de um veículo com o álcool é, em média, 30% menor. Assim, para ser vantajosa a sua utilização, o preço do litro também precisa ser 30% menor em relação à gasolina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146133/visualizar/