Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 12 de Janeiro de 2010 às 18:33

    Imprimir


As micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo registraram em novembro de 2009 crescimento de 4,8% no faturamento real, ante o mesmo mês do ano anterior. Em termos de receita, o resultado é o melhor desde setembro de 2008, mês que marcou o agravamento da crise financeira. Os dados são do Sebrae-SP.

Apesar do resultado positivo, porém, a entidade prevê, com base nas expectativas das empresas com relação ao mês de dezembro, que o faturamento deve fechar o ano de 2009 em queda de 4,5% sobre o ano anterior.

Em novembro, por setores, os resultados dos setores foram: alta de 8,3% na indústria, 4,7% no comércio, e 1,6% nas empresas do setor de serviços. Na comparação entre novembro e outubro de 2009, a receita cresceu 0,7%.

"Depois do começo de ano difícil, os pequenos negócios, principalmente no varejo, retomaram o caminho do crescimento", afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, em comunicado. As micro e empresas iniciaram o ano passado com queda de 16,5% na receita.

Expectativas

A pesquisa mostra ainda que, em dezembro, 45% dos proprietários dessas empresas previam melhora no faturamento nos próximos seis meses --mesmo patamar dos dois meses anteriores. O percentual de empresas que espera manutenção nas receitas subiu de 48% para 49%.

Além disso, a parcela dos empresários que acreditam na melhora do nível de atividade econômica nos próximos seis meses ficou em 44%, contra 50% que acreditam na estabilidade do indicador.

A pesquisa mensal Indicadores Sebrae-SP é realizada em pareceria com o Seade e entrevistou 2.716 proprietários de micro e pequenas empresas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146225/visualizar/