Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 11 de Janeiro de 2010 às 01:09
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


 

Mato Grosso lidera, pelo segundo mês consecutivo, a lista dos estados com o melhor custo-benefício entre os derivados da cana-de-açúcar e do petróleo. Ou seja, abastecer seu veículo com álcool (etanol) continua sendo mais econômico, mesmo com o aumento dos preços nos últimos meses. Abastecer com álcool continua vantajoso em apenas nove estados brasileiros, segundo resultado do último levantamento promovido pelo Ticket Car, produto de gestão de despesas de veículos da Ticket.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), Fernando Chaparro, afirma que o setor tem expectativa que neste ano o mercado mantenha um desempenho semelhante a 2009.

“Se for mantida uma produção normal este ano, como no ano passado, teremos um preço estável e com possibilidade de abaixar, por causa da oferta grande. Mas nós, enquanto comércio, não podemos prever nada. Tudo depende da produção de combustíveis, das usinas”, pontua Chaparro.

A vantagem de abastecer a álcool em Mato Grosso chega a 40,3%, seguido de Goiás e São Paulo. O etanol mais caro do Brasil é encontrado no Amapá, com preço médio de R$ 2,25, enquanto que as bombas mato-grossenses registram uma média de R$ 1,70 por litro.

Apesar de em dezembro, segundo o levantamento, o etanol ter sofrido alta em torno de 12%, abastecer os carros flex com gasolina ainda fica mais caro. A autonomia de um veículo com o álcool é, em média, 30% menor. Assim, para ser vantajosa a sua utilização, o preço do litro também precisa ser 30% menor em relação à gasolina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146423/visualizar/