Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 09 de Janeiro de 2010 às 00:20
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Ex-presidente da OAB-MT, Francisco Faiad.
Ex-presidente da OAB-MT, Francisco Faiad.
O ex-presidente por dois mandatos da OAB-MT, Francisco Faiad, figura na lista de pré-candidatos a deputado federal pelo PMDB. A exemplo das demais legendas, o partido comandado pelo cacique Carlos Bezerra apresenta apenas cinco filiados dispostos a encarar as eleições para a Câmara Federal. Além de Faiad, devem concorrer o próprio Bezerra, que busca o terceiro mandato, o suplente Victório Galli, a empresária Fernanda Martins e o ex-deputado estadual Nataniel de Jesus. O PMDB vai procurar coligação na proporcional, na esperança de garantir ao menos uma cadeira.

Apesar de hoje não ter uma militância político-partidária ativa, Faiad já ocupou cargo eletivo. Foi vereador  por Alta Floresta nos anos 1990. O advogado conduziu a Ordem no Estado por seis anos e, de quebra, ainda foi o principal cabo eleitoral da campanha do ano passado de Cláudio Stábile, que obteve êxito nas urnas no confronto com João Vicente Scaravelli. O nome de Faiad vem sendo lembrado nas últimas eleições mas, no "fritar dos ovos", fica de fora. Em 2008, por exemplo, o prefeito cuiabano Wilson Santos, que buscava novo mandato, chegou a sondá-lo para ser vice da chapa. Depois, o descartou, o que acabou até motivando clima de racha entre os dois.

Faiad não terá uma missão fácil como candidato a uma das oito cadeiras de federal. O quociente eleitoral deve atingir a 193,2 mil votos, considerando a projeção de aumento vegetativo de 3,9% do eleitorado mato-grossense. Os cálculos consideram o resultado da divisão entre o número de votos válidos pelo número de vagas para o cargo em disputa, no caso 8. Depois, para se saber a quantidade de vagas a que cada partido terá direito, divide-se o número de votos válidos obtidos pelo partido pelo quociente eleitoral. Em 2006, esse quociente chegou a 179,4 mil. Dos oito eleitos, o mais votado foi o petista Carlos Abicalil, com 128.851, enquanto a menor "fatia" de votos ficou com Valtenir Pereira (PSB), que alcançou a 52.401.

Dos cinco peemedebistas no páreo, a maior aposta está no próprio Bezerra, que fará de tudo pela reeleição. O partido está sob seu controle há praticamente 15 anos. Victório Galli, hoje suplente e que teve oportunidade de assumir a Câmara por duas vezes nesta legislatura, vai encarar novo pleito, mesmo em fase de recuperação de uma acidente automobilístico. Fernanda já tentou e perdeu para prefeita de Cáceres. Nataniel buscou reeleição à Assembleia, em 2006, e saiu com uma votação decepcionante.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/146575/visualizar/